Seminário discutirá crise e neoliberalismo no Brasil

3 de maio de 2023 - 15:39

Nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2023, a Universidade Estadual do Ceará promoverá o seminário “Capitalismo contemporâneo, crise e neoliberalismo no Brasil”, com a participação do professor e pesquisador de Economia Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcelo Dias Carcanholo. As atividades serão presenciais e atenderão, também, a inscritos que acompanharão pelo canal Uece Oficial no youtube.

A promoção é do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) por meio de convênio de cooperação com a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME). A realização é do laboratório Cetros, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e do Centro de Estudos Políticos e Sociais (Centelha), ligado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A programação constará de palestras, debates e roda de conversa. Na manhã de 8 de maio, o professor Carcanholo realizará a palestra “A contribuição do marxismo para o entendimento da crise atual”, seguida de debate. No dia seguinte, o docente exporá o tema “Capitalismo contemporâneo e crise estrutural” e na quarta-feira, 10 de maio, o debate abordará a temática “Crise, neoliberalismo e realidade brasileira”.

As atividades dos dias 8 e 9 ocorrerão no auditório Paulo Petrola (Uece) e a palestra do dia 10, no auditório do Cesa (Uece). Todas as palestras/debates serão transmitidas pelo Canal UeceOficial no Youtube. A participação na modalidade remota será comprovada mediante preenchimento de formulário eletrônico, cujo link será informado no chat do canal durante cada palestra.

Além das palestras, o professor participará de roda de conversa com representantes da Abepss, do Centelha e do Cetros, que será transmitida ao vivo pela TV Abepss, às 14h de terça-feira, 9 de maio.

As inscrições são gratuitas e abertas para a comunidade acadêmica e ativistas dos movimentos sindicais e sociais. Disponíveis entre os dias 27 de abril e 7 de maio, elas devem ser realizadas no site do evento. O seminário tem carga didática de 15h/a e certificará os inscritos com participação comprovada por lista de frequência (ou formulário eletrônico) em, pelo menos, 75% das atividades previstas. Para acessar o site do seminário é só clicar aqui.

Textos do professor Marcelo Carcanholo e de outros pesquisadores sobre o tema crise, neoliberalismo e fundos públicos podem ser acessados aqui.

O seminário consiste no módulo II do Curso de Extensão “Neoliberalismo no Brasil: um balanço crítico”, realizado pelo laboratório Cetros Uece, no período de março a junho de 2023, com carga horária de 50 horas/aula. O curso ocorre de forma híbrida, presencial e remota, e continua recebendo inscrições para os encontros quinzenais que ocorrem às segundas-feiras. Todas as informações podem ser acessadas aqui.