Cetros abre inscrições para curso de extensão neoliberalismo no Brasil: um balanço crítico

25 de março de 2023 - 00:00

O Laboratório Cetros – Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social está com inscrições abertas para o curso de extensão “Neoliberalismo no Brasil: um balanço crítico” que ocorrerá no período de março a julho de 2023. O curso tem 50 horas/aula de duração e será certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UECE. As atividades acorrerão nos modos presencial e remoto, simultaneamente, e serão coordenadas pelo prof. Epitácio Macário (Uece) e pela Assistente Social da UFC Richelly Barbosa.

Arte de Edissa Aquino

O curso será dividido em três módulos. No primeiro, estuda-se a teoria marxista das crises na perspectiva do pesquisador e professor de Economia da Universidade Federal Fluminense, Marcelo Dias Carcanholo. O módulo terá duração de 15 horas/aula e as atividades ocorrerão nos dias 27 de março, 14 e 24 de abril, no horário de 14h às 16h, no auditório do Cesa/Uece (Campus Itaperi). Inscritos(as) que não puderem participar presencialmente, poderão acessar a sala do Google Meet e acompanhar à distância.

O segundo módulo será ministrado pelo prof. Dr. Marcelo Dias Carcanholo (UFF) nos dias 8, 9 e 10 de maio do corrente ano. O módulo é uma promoção do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) e intitula-se “Capitalismo contemporâneo, crise e neoliberalismo no Brasil”, com duração de 15 horas/aula. O curso acontecerá no horário de 8h às 12h no auditório Paulo Petrola (dias 8 e 9) e no auditório do Cesa (dia 10). Carcanholo é especialista em estudos da teoria marxista com destacada produção sobre dependência e crise. O curso ocorre presencialmente e será transmitido pela TV ABEPSS e pelo canal do Youtube do Cetros Uece.

O terceiro e último módulo leva o título de “Neoliberalismo, fundo público e políticas públicas no Brasil” e constará do estudo de textos e palestras virtuais das professoras Erlenia Sobral do Vale (Uece/Abepss), Luiz Fernando Reis (Unioeste) e Antonio Macário de Moura (Conexão Marxista SP). As palestras virtuais estão previstas para ocorrer nas tardes dos dias 22 de maio, 5 de junho e 19 de junho, podendo sofrer alterações.

Arte de Richelly Barbosa

Para a realização do curso, o laboratório Cetros conta com parceria do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social – MASS e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.

O curso é aberto à participação de docentes, pesquisadores(as), estudantes universitários(as) e do ensino médio, ativistas do movimento sindical e popular.

Para ser certificada, a pessoa inscrita deve participar de pelo menos 75% das atividades programadas e produzir trabalhos dirigidos que serão orientados no decorrer dos encontros presenciais/virtuais. Uma sala de aula virtual será criada para comunicação entre os participantes, bem como para orientações e recolha de trabalhos por parte da coordenação do curso.

Faça sua inscrição aqui.

Acesse os textos e faça download aqui.

Para maiores informações e atualização, acompanhe as mídias sociais do Laboratório Cetros Uece.

***  ***  ***  ***  ***  ***  ***  ***  ***  ***

 

Conteúdo do curso

Mòdulo I – Conteúdo e forma da crise estrutural do capital (15h/a)

Contradições do capital e crises

Conteúdo e forma das crises segundo a perspectiva marxista

Crise cíclica e crise estrutural do capital

Datas: 27 de março, 10 e 24 de abril – Local: Auditório do Cesa/Google Meet. O estudo será coordenado por Richelly Barbosa e Epitácio Macário

Horário: 14h às 16h

Módulo II – Capitalismo contemporâneo, crise e neoliberalismo no Brasil (15 h/a)

Teoria das crises em Karl Marx

O capitalismo contemporâneo e especificidades de sua crise

Crise e neoliberalismo no Brasil

Datas: 8, 9 e 10 de maio  –  Locais: Auditório Paulo Petrola (8 e 9) e Auditório do Cesa (dia 10). Este módulo será ministrado pelo prof. Marcelo Dias Carcanholo e será transmitido pela TV Abepss e pelo Youtube Cetros Uece.

Horário: 8h às 12h

Módulo III – Neoliberalismo, fundo público e políticas públicas no Brasil

Neoliberalismo no Brasil: do fim da ditadura aos dias atuais

Neoliberalismo, dívida pública e disputa do fundo público

Neoliberalismo e políticas públicas no Brasil

Datas: 22 de maio; 5 e 19 de junho. Este módulo será transmitido pela TV Abepss e pelo Youtube Cetros Uece e contará com palestras das professoras Erlenia Sobral do Vale (Uece/Abepss), Luiz Fernando Reis (Unioeste) e Antonio Macário de Moura (Rede pública de ensino de São Paulo).