Semana Pedagógica encerra com mesa redonda sobre o Sistema Nacional de Educação

3 de março de 2023 - 17:07 #

Ocorreu na manhã de hoje (3), o encerramento a Semana Pedagógica 2023.1 com a mesa redonda Uma agenda para construção do Sistema Nacional de Educação na retomada da democracia brasileira que contou com a participação do professor Luiz Fernandes Dourado da Universidade Federal Goiás; secretária municipal de educação do município de Fortaleza, Dadila Saldanha; secretária executiva de ensino médio e profissional da secretaria de educação do Ceará, Jucineide Fernandes; e reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hildebrando Soares. A mesa redonda contou ainda com a mediação da professora Isabel Sabino.

O evento, direcionado aos docentes da Uece, ocorreu no auditório Paulo Petrola na reitoria da universidade, foi transmitido através do canal do youtube da Uece e teve como finalidade discutir a concepção do sistema nacional de educação, sua importância, seu papel na retomada da democracia brasileira, provocando reflexão e fomentando o debate e principalmente aportar elementos que permitam pensar a contribuição do Ceará na tarefa de conceber uma agenda que tenha como horizonte a construção efetiva de um sistema nacional de educação.

O professor Luiz Fernandes iniciou a mesa redonda pontuando a importância de discutir a construção de um sistema nacional de educação pontuando seus desafios e amplamente reivindicados pelo campo educacional.

Para o reitor da Uece, professor Hildebrando Soares, a desigualdade da educação básica brasileira leva à discussão de um sistema único de educação. “Todo debate deve ser no sentido de enfrentar essa desigualdade e essa foi a discussão levantada aqui tão bem pelos palestrantes desta mesa.”

A professora Geandra Cláudia comentou que o evento foi importantíssimo para a formação continuada dos docentes, “Essa “overdose” do professor Dourado é um privilégio e muito importante à nossa formação e aprimoramento/animação das lutas em curso em favor da educação pública brasileira” pontua.

Todas as mesas e palestras da semana pedagógica 2023.1 foram transmitidas pelo canal da Uece no youtube e ainda estão disponíveis no canal.