Semana do Contabilista da Uece é encerrada com palestra do secretário da Fazenda
28 de abril de 2025 - 15:42
O Auditório Doutor Aloisio Cavalcanti ficou pequeno para o encerramento da Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizado no prédio do Cesa, campus Itaperi, na noite da última quarta-feira (23).
O secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Fabrízio Gomes Santos, ministrou a palestra; A Reforma Tributária: sobre o consumo e seus impactos nas finanças públicas dos Estados Brasileiros. Em seguida, o economista Andrei Simonassi abordou o tema; A Reforma Tributária sobre o consumo e seus impactos nas finanças públicas dos Municípios Brasileiros. Na abertura da Semana do Contabilista, o auditor fiscal e financeiro da Sefaz, Saulo Braga, iniciou o evento com a palestra: Carreira do Contador Público. O encontro contou com as presenças do diretor do diretor do Cesa, professor Joaquim Neto Cisne; do chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; do diretor da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do sertão Central de Canindé (Fescisc), professor Plácido Castelo Neto; da coordenadora do (NAF/Uece, professora Joelma Castelo; do diretor executivo da Fundação Sintaf, Liduíno Lopes de Brito; demais professores, alunos e convidados.
Ao final do evento, foi realizada a entrega do Prêmio de Trabalhos Científicos de Contabilidade Sintaf/Uece:
1º lugar – João Pedro Falcão de Menezes: A influência nos municípios cearenses da eficiência do gasto público no índice da educação básica;
2º lugar – Mariany Ferreira de Sousa: Análise da distribuição e eficiência dos investimentos em educação superior no Brasil no contexto da pandemia;
3º lugar – José de Oliveira Freitas Junior: Análise da correlação entre comprometimento da receita corrente líquida e as despesas com pessoal no município de Mauriti – CE.
Com o tema “Transformações e Desafios Contábeis na Atualidade”, a Semana Acadêmica reuniu docentes, discentes e convidados para celebrar o “Dia da Contabilidade”, comemorado anualmente em 25 de abril. A data foi instituída em homenagem ao senador João Lyra Tavares, que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão contábil no Brasil. Tavares é considerado o Patrono da Contabilidade Brasileira. Desde então, a Contabilidade tem se mantido em constante transformação, adaptando-se aos novos tempos e às inovações tecnológicas.
A Semana do Contabilista discutiu os principais desafios que os profissionais da área enfrentam e como estão se reinventando para atender às necessidades do mercado atual. A profissão contábil nunca foi tão essencial para a construção de um futuro mais transparente e sustentável.
O reitor da Uece esteve presente no encerramento e, em sua fala,o professor Hidelbrando Soares, parabenizou os alunos, professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas pela presença no auditório para participar da Semana do Contabilista na universidade. Ele disse que a participação dos estudantes na abertura da Semana do Contabilista representa o interesse dos jovens pelos temas da contabilidade pública, da gestão das organizações, em função da presença dos profissionais convidados que incentivam a troca de experiência, de conhecimento e dos saberes. O professor Hidelbrando Soares destacou ainda que naquela ocasião também estava sendo inaugurada a sinalização de acessibilidade no auditório, cumprindo assim a agenda que permite o acolhimento das pessoas com deficiência.
A comissão organizadora do evento foi composta pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/Uece), coordenado pela professora Joelma Leite Castelo; pelo Observatório de Finanças e Orçamento Público (Obfio/Uece), sob coordenação do professor Manuel Salgueiro; pelo Laboratório de Métodos Quantitativos (LMQ/Uece), coordenado pelo professor George Freitas; e pelo Laboratório em Administração Pública (LADMPUB/Uece), coordenado pelo professor Samuel Castelo.