Seleção para estudar música na França começa nesta segunda na UECE

23 de outubro de 2011 - 22:33 #

A inscrição para participar da seleção de bolsas para estudar música, em Briançon, na França, ainda pode ser realizada e é gratuita

O sonho de ser um instrumentista e formado por um Conservatório da França está aqui, na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Nesta segunda-feira (24/10), com inscrição gratuita para os candidatos, às 8h, no Auditório do curso de Música da UECE, Campus do Itaperi, começa em seguida, a partir das 9h, o exame de seleção dos próximos bolsistas que partem para a França, onde cumprirão um ano de estudos no Conservatório de Briançon, município da região de Briançon, nos Alpes franceses, ano letivo 2012/2013. Segundo o professor do Departamento de Música da UECE, Heriberto Porto, também integrante da banca que selecionará os candidatos, mais de 50 pretendentes de diferentes municípios cearenses participam da primeira fase da seleção. A segunda fase do exame acontecerá na quarta-feira (26/10), a partir das 8h, no mesmo auditório.

Sob a coordenação do violoncelista Fernando Lage, idealizador do projeto e professor efetivo do Conservatório de Briançon, a banca examinadora, que conta com a participação do flautista Heriberto Porto, dos maestros Alfredo Barros, Inês Martins, todos professores do Departamento de Música da UECE, e um membro da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), inicia a primeira fase do exame que consta de uma prova de execução instrumental onde cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes com duração máxima de 15 minutos para as duas peças. Na segunda fase, os membros da banca examinadora entrevistarão os aprovados na primeira fase. Um piano será posto à disposição dos candidatos que se apresentam com um pianista acompanhador.

Para o ano letivo 2012/2013, que começa em setembro de 2012 e termina em junho do ano seguinte, serão duas categorias com dois selecionados para cada categoria. Categoria A: formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica, para jovens músicos com idade máxima até 21 anos. Categoria B: formação pedagógica, instrumental e teórica, voltada para músicos com idade até 28 anos completos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical  apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.

A seleção de jovens instrumentistas cearenses é proporcionada pelo projeto “Briançon Tempo de Brasil”. Patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o projeto é uma parceria da APICE, do Curso de Música da UECE com o conservatório francês, a Associação de Pais e Alunos da instituição (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, nos alpes franceses. Juntas, as instituições visam dar oportunidade a jovens instrumentistas do Ceará de estudarem no conservatório, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études

O projeto visa ainda aperfeiçoar artisticamente os participantes em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; estimular a formação de músicos clássicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico de jovens professores. Iniciado em 2006, o projeto já encaminhou para o Conservatório de Briançon 11 jovens cearenses dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Tianguá.

Links com documentários sobre o projeto
 Fontes / Contatos: Presidente da APICE, Maria Helena Lage, (85) 8866-1431;
Vice-Presidente da APICE, Luciana Gifoni, (85) 8785-2425;