Rodrigo Alves Ribeiro Braun é o novo diretor do Degep/Uece

18 de setembro de 2025 - 11:35

 

O servidor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Rodrigo Alves Ribeiro Braun, assumiu, em 20 de agosto de 2025, a direção do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), conforme a Portaria nº 2430/2025.

Ao comentar sobre o novo desafio, Rodrigo destaca: “compreendo o Departamento de Gestão de Pessoas como um vetor destinado ao diálogo intersetorial e voltado à tomada de decisões de modo técnico e colegiado. Gerir processos, projetos e pessoas requer escuta ativa e disponibilidade do gestor para as trocas de experiências e saberes com vistas ao bem coletivo”.

O novo diretor é analista da Gestão em Educação Superior/Técnico em Assuntos Educacionais da Uece. Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE), é também mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com período sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluiu o doutorado em História Social na UFC e possui pós-doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na trajetória profissional, Rodrigo atuou como coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece/Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Instituto Dragão do Mar), dedicando-se ao planejamento, monitoramento e execução do Contrato de Gestão da Bece/Seplag. Também esteve à frente da Ação Educativa do Memorial da Cultura Cearense (MCC), atual Museu da Cultura Cearense, acumulando sólida experiência em gestão cultural e de pessoas.

Na Uece, de janeiro de 2024 a agosto de 2025, foi assessor da Pró-Reitoria de Administração (Proad/Restaurante Universitário). É professor do Programa de Pós-Graduação em História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE). Atualmente, também é docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFC.

Antecipando uma das ações de sua gestão, Rodrigo ressalta: “em breve, lançaremos uma pesquisa de satisfação para ouvir as demandas e proposições da comunidade ueceana, especialmente dos servidores técnico-administrativos e docentes, com o intuito de melhorar a nossa conexão e parceria com todos aqueles que desejam uma universidade mais afetiva”.