Representante do Ministério do Desenvolvimento fala na UECE sobre a política do SUAS

17 de fevereiro de 2009 - 14:04 #

Ao falar na abertura do seminário “Política de Assistência Social: dimensões investigativas e Interventivas”, a representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Simone  Aparecida Albuquerque, abordou o tema “Panorama da Assistência Social no Brasil”. “Estamos vivendo um novo momento, que é o da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, que integra todas as políticas de Assistência Social do país”, disse Simone Aparecida. Com um auditório cheio, o evento foi aberto na noite desta segunda-feira, (16/02), em solenidade presidida pela Diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Maria da Conceição Pio. Deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do seminário para os estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O seminário prossegue até quinta-feira (19/02).

A coordenadora do seminário, profa. Helena Frota, na solenidade de abertura dos trabalhos, falou da felicidade de ver aquele auditório superlotado, até sem lugar sentado para muitos participantes. Fez um histórico do SUAS, que vem sendo implantado deste 2007, e segue o mesmo modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), e consiste em dois níveis de proteção social: básica e especial. A básica tem caráter preventivo e de inclusão social, enquanto a especial está voltada para pessoas em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social.

O seminário acontece no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi e a promoção é do Programa de Educação Tutorial (PET) de Serviço Social da Universidade, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE. O objetivo é discutir a operacionalização da Política de Assistência Social nas seguintes dimensões: gestão, execução, assessoria, controle social e rede socioassistencial. A programação do evento inclui conferências, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalhos, mostra de experiências profissionais e apresentações artísticas. Tendo em vista a transversalidade inerente à Política de Assistência Social, o seminário abre espaços para realizar debates das seguintes áreas: Seguridade Social; Educação e Cultura; Trabalho e Formação Profissional; Assistência Sócio-Jurídica; Família, Gênero e Geração; Desigualdades, Violências e Direitos Humanos; Movimentos Sociais e Questão Sócio-Ambiental.

Aberto ao público, o evento conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes, profissionais e interessados nessa área da assistência social. Segundo a profa. Helena Frota, o seminário vai contribuir para formação acadêmica e profissional, além de discutir a experiência do Ceará  quanto à efetivação da transversalidade da Política de Assistência Social e a implementação da rede socioassistencial. Promoverá também a troca de experiências profissionais, a interação e a articulação entre assistentes sociais e outros profissionais atuantes, nos diversos âmbitos da Política de Assistência Social, bem como das distintas Políticas Sociais.