Reitoria da Uece agora tem ponto de coleta para lixo eletrônico, pilhas e baterias

4 de julho de 2025 - 14:19

Termo de Cooperação Técnica foi firmado com o Instituto Robótica Sustentável para promover sustentabilidade e inovação social

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Reitoria, firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Robótica Sustentável, com o objetivo de incentivar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, e promover ações de educação ambiental, inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental.

Com a parceria, a Reitoria da Uece, localizada no Campus Itaperi, na Avenida Dr. Silas Munguba, 1700, passou a contar com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para recebimento de lixo eletrônico, pilhas e baterias. A população em geral, servidores técnico-administrativos, docentes, colaboradores e estudantes da Uece poderão realizar a entrega desses materiais no local, que possui coletor específico instalado.

A iniciativa é resultado do compromisso da Uece com a sustentabilidade e a economia circular. Os resíduos recolhidos serão periodicamente retirados pelo Instituto Robótica Sustentável, que ficará responsável pela triagem, reaproveitamento de componentes e destinação final ambientalmente correta dos materiais.

De acordo com o Termo, a Uece também se compromete a oferecer suporte técnico, apoio logístico e ações de educação ambiental para estimular o uso dos PEVs, além de destinar corretamente os resíduos oriundos das atividades da própria instituição.

Já o Instituto Robótica Sustentável realizará a separação dos materiais, identificando partes que possam ser reutilizadas em projetos educacionais, oficinas de robótica e na criação de robôs sustentáveis, e dará a devida destinação às demais partes que não puderem ser reaproveitadas.

A ação conta com o envolvimento da Agência de Inovação (AGIN) e da Incubadora de Empresas da Uece (INCUBAUECE), que atuarão na comunicação e no monitoramento do ponto de coleta.

Com essa iniciativa, a Uece fortalece sua atuação como instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável e abre espaço para que a comunidade contribua com o meio ambiente por meio do descarte consciente.