Reitor recebeu título de Doctor et Professor Honoris Causa da Elte

21 de maio de 2018 - 18:04

alt

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, foi agraciado com o título de Doctor et Professor Honoris Causa pela Eötvös Loránd University (Elte), de Budapeste, Hungria. A entrega do título ocorreu no último dia 11 de maio, em cerimônia oficial, no Salão Nobre do Conselho Superior daquela universidade, em comemoração aos 383 anos de aniversário da instituição. Essa foi a primeira vez que um brasileiro recebe a honraria.

A cerimônia constou de recepção no Gabinete do Reitor (9h às 10h), do rito de outorga (10h às 12h), de almoço oficial aos agraciados e convidados (12h às 14h) e de apresentação musical da Orquestra Sinfônica da Elte e do Grupo de Dança Popular da Elte (18h às 20h).

Jackson Sampaio recebeu a honraria, dada por uma universidade estrangeira, em decorrência plena de suas atividades de ensino, pesquisa e gestão acadêmica desenvolvidas na Uece, que completará 25 anos em julho próximo. A universidade húngara levou em consideração a trajetória do professor Jackson Sampaio, tanto acadêmica como profissional, além da produção científica e literária.

alt

A Elte está entre as 5% melhores instituições de ensino superior em todo o mundo. É a universidade mais antiga e maior na Hungria e também é a instituição de ensino superior mais popular entre os candidatos a cada ano. Como universidade de pesquisa, líder na Hungria, o nome de Elte significa conhecimento, oportunidades, concorrência, abertura e comunidade. A universidade está localizada no centro de Budapeste.

Ao longo do ano, marcado por duas grandes comemorações acadêmicas, a Elte concede o título de Doutor Honoris Causa, envolvendo demandas da Presidência da República, como honraria especial, e o título de Doutor e Professor Honoris Causa, decorrendo de demanda interna, especificamente acadêmica, e que permite ao agraciado ensinar e pesquisar na instituição.

Receberam o mesmo título do reitor da Uece, na mesma ocasião: Hugh Beale, da University of Warwick, Inglaterra; Aviv Malkiel Weinstein, da Ariel University, de Israel; e Waldemar Zacharasiewicz, da University of Viena, Áustria.

alt

Destaque-se a participação do professor Rafael Fortes, do Campus Juína do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMG), que se encontrava em visita à Faculdade de Letras da Elte e foi convidado a participar da cerimônia de outorga do título ao primeiro brasileiro.

Com presença permanente, pelas duas horas de duração do rito de outorga, acompanhando o reitor da Uece, esteve a embaixadora do Brasil na Hungria, a Sra. Maria Laura da Rocha, que se colocou à disposição da Uece para a mediação de novas parcerias acadêmicas, também à disposição do Ceará para a mediação de parcerias culturais e econômicas.

Com o mesmo objetivo colocou-se o Sr. Gábor Makocsány, chefe do Departamento para a América Latina e o Caribe do Ministério dos Assuntos e Negócios Exteriores da Hungria, ao identificar pauta tecnológica e comercial de frutas e commodities entre os dois países.

alt

Além de contar com as presenças de autoridades acadêmicas e diplomáticas de vários países, como as embaixadoras da Austria e da Indonésia, a solenidade contou também com a participação da professora Sonia Castro, coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (Ecint) da Uece; do professor Jackson Renner, da Uece, docente colaborador da Universidade de Compostela, que tem bolsa de Jovem Doutor da Funcap e vem desenvolvendo pesquisa no Mestrado de Gestão de Negócios Turísticos da Uece; da professora Célia Sampaio, diretora do Núcleo de Pesquisa daPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da Uece; do professor Dioniso Souza Sampaio, diretor da Faculdade de Recursos Naturais, campus de Bragança, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e de D`mari Sanca, de Guiné-Bissau, África, graduado pela Uece no curso Ciências Biológicas, ex-servidor terceirizado da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Escritório de Cooperação Internacional da Uece e agora cursando Mestrado na Elte, com bolsa húngara, do Programa Stipendium Hungaricum.

Professor visitante da Uece, mas de nacionalidade húngara, Istvan Major, do curso de Ciências Biológicas, destacou que esse é o primeiro título concedido pela Elte a um pesquisador brasileiro. Já o professor leitor húngaro no Núcleo de Línguas do Centro de Humanidades (CH), campus Fátima, Balint Urbán ressalta que essa aproximação “ultrapassa os limites acadêmicos”, significando um contato cada vez maior entre os dois países. Já o cônsul honorário da República da Hungria no Ceará, Janus Suzesi, ressaltou a importância da parceria entre Elte e Uece, permitindo o intercâmbio de alunos e professores dos dois países.

alt

Na tarde da última sexta-feira (18/05), o professor Jackson Sampaio recebeu pró-reitores, diretores de centros e faculdades, coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação, no Gabinete da Reitoria, para compartilhar a experiência e apresentar o título recebido, sendo elogiado pelos presentes pela conquista alcançada.