R$ 2,8 milhões serão destinados ao desenvolvimento de pesquisas em IES estaduais do Ceará

8 de junho de 2022 - 15:34

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), lançou um edital voltado exclusivamente para estimular o desenvolvimento de pesquisas pelas universidades estaduais. A Chamada Pública nº 03/2022 visa à modernização e à aquisição de equipamentos por meio de aporte financeiro de R$ 2,8 milhões para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Lúcia Duarte, a iniciativa é de grande importância. “A pesquisa é a base da geração de conhecimento e o suporte teórico para a geração da tecnologia e, por conseguinte, da inovação. Todos os investimentos em pesquisa são cruciais não só para geração de conhecimento, como também para atender às necessidades da sociedade”.

A gestora destaca, ainda, o ineditismo do edital no Ceará. “Essa louvável estratégia da Funcap, que é aplicada pela primeira vez em sua história, tem sido usada por países desenvolvidos, já que a geração de conhecimento por meio da ciência e sua apropriação pela sociedade são vitais para o desenvolvimento dos países. Dessa forma, a pesquisa deve ser peça-chave para superar as adversidades atuais e posicionar as universidades estaduais entre aquelas que podem produzir ciência em nível de igualdade com as demais”, disse a professora Lúcia.

A chamada objetiva viabilizar a modernização e a ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida nessas universidades, proporcionando condições para a expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica nessas instituições, ampliando e melhorando a capacidade de realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento ainda não apoiados em editais correntes, e tendo seu foco na consolidação dessas atividades e disseminação de conhecimentos para os setores público e privado.

O apoio financeiro possibilitará que as universidades possam estruturar laboratórios de pesquisa, adquirir insumos para manutenção de equipamentos permanentes e materiais necessários para melhoria dos laboratórios, realizar calibração de equipamentos já existentes nos laboratórios, realizar adequações para instalações de equipamentos, viabilizar a manutenção de equipamentos, dispositivos e máquinas utilizadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação, estruturar as unidades de treinamento e difusão de tecnologias com insumos para os equipamentos, máquinas e mobiliários adequados para realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As propostas das três universidades podem ser enviadas no período de 9 de junho a 1º de agosto. O resultado sai no dia 15 agosto, e a primeira parcela, a partir de 1º de outubro.

Veja aqui o edital.