Proplan representa a Uece em seminários da Seplag sobre gestão por resultados e parcerias

1 de julho de 2025 - 11:53

 

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual do Ceará (Proplan/Uece) participou, nos dias 18 e 24 de junho, de dois importantes seminários promovidos pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE). Os eventos abordaram temas estratégicos para o fortalecimento da gestão pública e o desenvolvimento institucional no estado.

No dia 18 de junho, a equipe da Proplan, composta pela pró-reitora Helena Marinho, pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional (DDI), servidora Paula Rolim, e pelos analistas de planejamento e orçamento Thiago Costa e Aurilene Moura, representou a Uece no Seminário de Planejamento e Gestão para Resultados.

Com carga horária de 8h, o seminário teve como objetivo fomentar a cultura de planejamento e gestão orientadas para resultados, promovendo a integração entre áreas estratégicas do Governo do Estado. Entre os temas debatidos, destacaram-se: Gestão Pública para Resultados (GpR), avaliação de políticas públicas, participação cidadã no planejamento, transversalidade nas políticas públicas e boas práticas em GpR no Ceará.

Durante o evento, a pró-reitora Helena Marinho recebeu um exemplar do livro “Ceará um só: Governança Interfederativa em Discussão”, entregue pelo servidor Gabriel, da EGPCE. A obra reúne uma coletânea de oito artigos que discutem a governança interfederativa e o planejamento público.

Para a professora Helena Marinho, a participação no seminário foi enriquecedora. “O evento agregou muitos conhecimentos e essa iniciativa da Seplag fortalece a formação de líderes, contribuindo para o aprimoramento e qualificação do planejamento nas instituições, promovendo mais resultados para a sociedade cearense”, afirmou.

Já no dia 24 de junho, a pró-reitora participou do Seminário Alianças Público-Privadas – Oportunidades e Experiências, também promovido pela Seplag e EGPCE. Com carga horária de 4h, o evento apresentou experiências e oportunidades relacionadas à estruturação de contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões no contexto estadual.

Foram abordados temas como o cenário nacional das APPs, experiências bem-sucedidas no Ceará, a nova carteira de projetos, a prospecção de novas parcerias e a divulgação do Portal PAPP.

A professora Helena Marinho destacou a relevância da programação: “Foi um evento muito produtivo, que alinhou teoria e prática por meio da apresentação de diversos projetos significativos, todos voltados à melhoria da qualidade de vida nas instituições e na sociedade cearense”.