Programa para migrantes estrangeiros e refugiados no Ceará será lançado na Uece

20 de junho de 2022 - 15:34

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Pastoral do Migrante do Ceará, lançará nesta segunda-feira (20) o selo e do Programa “Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas”, que tem como intuito principal criar ações inclusivas à população de migrantes estrangeiros e refugiados residentes nos municípios cearenses. O lançamento ocorrerá durante o evento “Migrações e Saberes: escuta com sabedoria e ensino com a prática”, a ser realizado das 18h às 21h, no auditório Paulo Petrola, no prédio da Reitoria da Uece, no campus Itaperi.

Durante o evento, que acontecerá em comemoração à Semana do Migrante, o público presente poderá participar também das manifestações culturais dos migrantes, por meio da dança, da música e da poesia. Além disso, poderá conhecer um pouco mais da cultura na “Feira do Migrante” que acontecerá no hall da Reitoria. Estarão disponíveis, para comercialização, diversos serviços e produtos fabricados pelos próprios migrantes, como pratos típicos dos seus respectivos países de origem, confecções étnicas, artesanatos, entre outros.

A Proex/Uece, desde 2021, tem trabalhado na elaboração de do programa, pois é de entendimento da instituição que é preciso pensar cada vez mais em ensino, pesquisa e extensão com perspectiva de inclusão e respeito à diversidade. Desse modo, o Programa de Extensão “Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas”, coordenado pela professora Denise Cristina Bomtempo (CCT/PROPGEO), foi estruturado com objetivo de desenvolver espaços coletivos de reflexão, debate e acolhimento que possam mitigar problemáticas vinculadas às questões de aquisição de linguagem, escolarização, regularização documental, entre outros. O Programa prima também por elaborar ações que possam contribuir com a inserção laboral, bem-estar físico, psíquico, cultural, social e ambiental dos migrantes, refugiados e apátridas.

Para isso, uma série de cursos, oficinas, seminários, rodas de conversas e atendimentos diversos serão oferecidos para a população migrante, a partir do lançamento do Programa. Na sua consecução estão envolvidos docentes de vários centros, cursos e programas de pós-graduação da Uece, além de Centro de Línguas, pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação, Ekobé e Escritório Internacional (ECInt).

Veja a programação