Uece participa do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica no Crato
25 de agosto de 2025 - 14:45
Professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participaram do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG) 2025, realizado entre os dias 16 e 22 de agosto na Universidade Regional do Cariri (Urca), no município do Crato, Ceará.
A equipe foi composta pelo professor Otávio Barra, docente da Uece/FECISC, além do professor Fredson Pereira, egresso do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uece, atualmente professor da UFPE, bem como os estudantes de graduação e pós- graduação em Geografia: Henrique Ramos, Lucas Albuquerque, Hélio Gondim e Gabriel Vasconcelos, que apresentaram trabalhos e participaram de mesas-redondas.
Para o professor Otávio Barra, a participação em eventos desse porte é essencial para o fortalecimento da produção científica regional. “Estar presente no SBCG permitiu o intercâmbio de experiências, visões e metodologias que enriquecem tanto o ensino quanto a pesquisa desenvolvida em nossa universidade. Além disso, nossos alunos têm a oportunidade de dialogar com pesquisadores e ampliar seus horizontes
acadêmicos e profissionais, além de demonstrarmos o importante papel científico da Uece, tanto em nível regional, como nacional”, destacou.
Os universitários também celebraram a oportunidade, para Gabriel Vasconcelos, estudante de graduação em Geografia Licenciatura, apresentou seu primeiro trabalho em um evento nacional, foi marcante. “Este foi o meu primeiro evento nacional na área de pesquisa, no qual tive a oportunidade de conhecer outros pesquisadores e professores, além de apresentar os resultados do meu trabalho cientifico.
Para Henrique Ramos, aluno do curso de Mestrado em Geografia da UECE, “participar do Simpósio Brasileiro de Climatologia, realizado na Urca, foi uma experiência que vai além da apresentação de pesquisas. É estar em contato com pessoas que compartilham os mesmos interesses, ouvir ideias que inspiram nas mesas e palestras, reencontrar amigos e criar parcerias. Mais do que ciência, é sobre aprendizado, diálogo e conexão. São esses momentos que mostram a importância da geografia coletiva construída por pesquisadores em diversos níveis e de diferentes lugares”.
No contexto dessas conexões, o evento permitiu o reencontro com alunos egressos da Uece, hoje atuando em outras instituições, é o caso do professor Edmar Pinheiro, chefe do Departamento de Geociências da Urca, Jaqueline Pinheiro, atualmente doutoranda da UFPB e Janaína Melo, Pós doutoranda atual da UFC.
O grupo presente no Simpósio integra os grupos de pesquisa: “As temáticas físico naturais das caatingas e do litoral nos livros didáticos de Geografia: histórias e perspectivas” (parceria Uece/UFPE), “Gestão Integrada da Zona Costeira” (coordenado pelo Prof. Fábio Perdigão, coautor/orientador dos trabalhos dos estudantes) e do “Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisas Socioambientais – GENPSA” (Uece).
Eventos como o Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica são fundamentais para o fortalecimento da ciência no Brasil, especialmente em tempos de desafios climáticos globais. A participação de instituições como a Uece garante a diversidade de perspectivas e promove a valorização da produção científica desenvolvida nas regiões Norte e Nordeste. Com sua presença no SBCG 2025, a Uece reafirma seu papel como agente ativo na construção do conhecimento geográfico e climático, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a ciência, o meio ambiente e a sociedade.