Professora do curso de nutrição representa a Uece no Festival Ceará Sem Fome

16 de outubro de 2025 - 15:37

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) esteve representada pela professora Ilana Nogueira Bezerra, do Curso de Nutrição e dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS/UECE) e Saúde Coletiva (PPSAC/Uece), na 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, promovido pelo Governo do Estado do Ceará no Centro de Eventos do Ceará, no dia 15 de outubro de 2025.

A docente participou como palestrante do Painel 2 “Políticas de Transferência de Renda no Enfrentamento à Fome”, mediado por secretário Alexandre Cialdini, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), e que contou também com a presença do diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Alfredo Pessoa.

Durante sua fala, a professora destacou que as políticas de transferência de renda precisam ser analisadas para além da execução financeira, incorporando um olhar que compreenda a insegurança alimentar e nutricional (IAN) como um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos econômicos, nutricionais, sociais, culturais e ambientais. Segundo Ilana, compreender essas interações é essencial para que as políticas públicas sejam mais eficazes e sustentáveis.

“Superar a fome requer pensar além da renda: é preciso garantir que o alimento seja saudável, acessível, culturalmente adequado e produzido de forma sustentável”, afirmou a professora.

A professora apresentou ainda iniciativas recentes da Uece, como o edital para aquisição de alimentos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural destinados aos Restaurantes Universitários, ressaltando que políticas institucionais como essa fortalecem os sistemas alimentares locais, geram impactos positivos na economia e na saúde da população e na redução da insegurança alimentar e nutricional, contribuindo com o Programa Ceará sem Fome.

O Festival Ceará Sem Fome, organizado pelo Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, reuniu gestores, pesquisadores, estudantes, autoridades e representantes da sociedade civil para debater estratégias de combate à fome e promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada.