Professor da UECE ministra curso na Universidade de Harvard

9 de outubro de 2013 - 19:43 #

O médico cearense, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), João Flávio Nogueira, vai ministrar curso de cirurgia endoscópica de nariz, seios da face, base do crânio, tuba auditiva e ouvido, na Universidade de Harvard – EUA. O curso acontece no período de 31 de março a 02 de abril de 2014. Segundo o Dr. João Flávio Nogueira, estas novas técnicas cirúrgicas, desenvolvidas em grande parte no estado do Ceará (no Hospital Geral de Fortaleza e na UECE) são bastante importantes pois trazem várias vantagens aos pacientes, além de potencialmente diminuir custos com pós-operatórios mais prolongados e uso de medicações, já que se tratam de técnicas menos invasivas.  “Fomos e somos um dos desenvolvedores destas novas técnicas cirúrgicas, por isso, fui convidado para apresentar as inovações, nesta conceituada instituição”, ressalta o otorrinolaringologista cearense.

Vale ressaltar que essa é a primeira vez que um otorrinolaringologista do Brasil dará aulas em Harvard. Orgulho para a medicina do Ceará e para a UECE. Além de Harvard estas novas técnicas cirúrgicas já foram apresentadas em cursos em países como Canadá, Estados Unidos, Bolívia, Colômbia, França, Itália, Japão, Coréia do Sul, Índia, dentre outros. “Apresentamos aulas regularmente nestes cursos e o que notamos é um grande interesse mundial nestas novas cirurgias.”, ressalta o médico cearense que também já teve a visita de mais de 10 médicos do exterior que vieram conferir “in loco” estas cirurgias. “Já tivemos otorrinolaringologistas da Venezuela, Peru, Estados Unidos, Canadá e Índia aqui em Fortaleza. Eles vêem e ficam por um período de tempo, geralmente um mês, assistindo estas cirurgias. Também recebemos vários colegas otorrinos do Brasil, de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e Pará”, enfatizou o pesquisador.

Como os recentes avanços no tratamento cirúrgico endoscópico das doenças do nariz, seios da face, tuba auditiva e ouvido, principalmente as doenças inflamatórias tais como: rinossinusites e otites, é imperativo que os otorrinolaringologistas estejam atualizados sobre as mais recentes técnicas cirúrgicas. O curso de Harvard, que será realizado nos novos laboratórios de dissecção da instituição, considerado um dos mais modernos do mundo, o “Joseph B Nadol Surgical Training Lab” (http://www.masseyeandear.org/development-work/test/joseph_b_nadol_surgical_skills_laboratory_opens/).

Lá os médicos inscritos terão atividades teóricas e práticas supervisionadas pelos médicos convidados, dentre eles o médico cearense da UECE.  O primeiro dia do curso vai destacar temas da rinologia, incluindo a cirurgia da base do crânio, e temas de interesse tais como cirurgia dos seios frontais e órbita, que também vem sendo desenvolvida no Ceará no HGF. O segundo dia irá focar o tratamento da disfunção da tuba auditiva, o principal elo de ligação entre o nariz e o ouvido e que, quando acometida, pode causar inúmeros problemas. As novas técnicas da dilatação com uso de balões específicos para tuba auditiva serão demonstradas e discutidas. Já o terceiro dia será dedicado às novas técnicas cirúrgicas endoscópicas do ouvido, com o treinamento “hands-on” em cadáveres. O Formato de Aprendizagem do curso inclui palestras, mesas-redondas e sessões práticas “hands-on” no laboratório de dissecação anatômica.

Os objetivos principais do curso, segundo os organizadores do evento, são mostrar estas novas técnicas cirúrgicas na Universidade de Harvard para que os médicos americanos possam avaliar os pacientes que podem ser beneficiados com estas cirurgias para sinusite, incluindo a cirurgia endoscópica da base do crânio, além de técnicas cirúrgicas avançadas como os procedimentos para o seio frontal, além das cirurgias orbitárias (no olho) e das inovadoras cirurgias endoscópicas de ouvido.

A Universidade de Harvard é uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, estando constantemente bem colocada em rankings criteriosos e, juntamente com Stanford e Yale são consideradas as melhores universidades dos Estados Unidos.

Para obter maiores informações sobre este curso, acessar a página:

Localização do Curso:
Todas as aulas para este curso serão realizadas no Massachusetts Eye and Ear Infirmary, 243 Charles Street, Boston, Massachusetts 02114 (Telefone 617-523-7900).