Pesquisa da Uece é destaque em revista da Califórnia

26 de julho de 2017 - 13:15

A pesquisa “Ocorrência de transmissão vertical natural de vírus Dengue-2 e Dengue-3 em Aedes aegypti e Aedes albopictus em Fortaleza” orientada pela professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Izabel Guedes, coordenadora da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) no Ceará, ganhou destaque na revista internacional Plos One. O artigo, fruto da tese do aluno Victor Emanuel Martins, está entre os 10 estudos mais citados da publicação. O estudo contou com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A pesquisa registra a primeira evidência natural de transmissão vertical de vírus dengue em populações de Aedes aegypti e Aedes albopictus procedentes de Fortaleza, fato que abre uma discussão acerca do significado epidemiológico desse mecanismo de transmissão viral para o cenário local, especialmente no que diz respeito à manutenção desses vírus na natureza em períodos interepidêmicos.

Para a pesquisa foram realizadas coletas de larvas e pupas de Aedes em 40 bairros de Fortaleza, no período de janeiro de 2007 a julho de 2009. Foram obtidos 3.417 (91%) mosquitos Aedes aegypti e 336 (9%) Aedes albopictus, porém, apenas as fêmeas foram submetidas a testes, o que revelou taxa mínima de infecção de 6,8.

O Aedes aegypti e o Aedes albopictus desempenham um papel importante na transmissão dos vírus da dengue às populações humanas, sobretudo nas regiões tropical e subtropical do mundo. Apesar da grande lacuna em relação à manutenção dos vírus da dengue na natureza durante períodos interepidêmicos, sua transmissão vertical em populações de Aedes aegypti e Aedes albopictus parece ter um significado relevante no cenário urbano de Fortaleza.

Leia o artigo.