Parceria entre Uece e Dell prevê formar 2.500 pessoas na área de TI em 2022

3 de junho de 2022 - 09:30

Da conversa com os amigos pelo celular ao pagamento de contas por meio de aplicativos bancários, as atividades diárias que envolvem a tecnologia da informação estão cada vez mais presentes na rotina da população, exigindo mão de obra especializada e abrindo boas oportunidades de trabalho na área. Para contribuir com a demanda do mercado por profissionais qualificados, oferecer à população a oportunidade de crescimento profissional e fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) conta, há mais de uma década, com a parceria da Dell Technologies. Somente neste ano, essa parceria tornará possível a oferta de 2.500 vagas em cursos profissionalizantes na área de tecnologia da informação, que serão realizados por meio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead).

“Este é o 11º ano da parceria entre a Uece e a Dell, com a realização de cursos que são destinados para todas as pessoas que buscam cursos de extensão ou de profissionalização na área, incluindo pessoas com deficiência. Neste ano, serão 2.500 vagas. No entanto, desde o início da parceria, já foram ofertadas cerca de 41 mil vagas em cursos de extensão e profissionalização. Quase 10% dessas vagas foram destinadas às pessoas com deficiência, contribuindo para promover a inclusão desse público no mercado de trabalho”, destaca o professor e diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Uece, Francisco Oliveira.

Segundo a gerente de Projetos do Lead, Eudenia Magalhães Barros, entre janeiro e abril, cerca de 300 vagas foram disponibilizadas para estudantes, professores, servidores públicos da Uece e para a população em geral, por meio de uma parceria com o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (NAAI/Uece).

“A parceria com a Universidade Estadual do Ceará possibilitou a capacitação de pessoas para a área de Tecnologia da Informação. Inúmeras empresas estão recrutando colaboradores qualificados nesse setor. Através desta aplicação, as pessoas tiveram a oportunidade de tornarem-se mais preparadas ou mesmo crescerem nesse mercado”, diz a pesquisadora, reforçando que o mercado de trabalho requer profissionais capacitados na área da Tecnologia da Informação. “Essa área tem demanda alta, no entanto, falta mão de obra qualificada. Há várias oportunidades para alunos do ensino superior e recém-formados para vagas diversas: Infraestrutura de TI; Desenvolvimento de software; Ciência de dados, entre outras”, afirma.

Pesquisa

Além da formação de mão de obra e da promoção da inclusão social, a parceria entre a Uece e a Dell também favorece o desenvolvimento do setor como um todo, a partir da realização de pesquisas e do desenvolvimento de tecnologias. “A parceria também estimula a pesquisa científica nas áreas de computação, matemática e engenharia. Dezenas de alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores, tiveram bolsas de pesquisas advindas dos projetos desenvolvidos, que contribuem para atender às demandas do mercado, hoje muito focadas em computação assistiva, engenharia de software em geral, inteligência de software e gestão de projetos de inovação.