Nota da Reitoria da Uece sobre o bloqueio orçamentário da Capes

8 de dezembro de 2022 - 08:23 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) externa sua preocupação e seu repúdio em relação aos bloqueios orçamentários impostos pelo decreto nº 11.269, de 30 de novembro de 2022, que congelou recursos financeiros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um legado calamitoso para educação, ciência e tecnologia deixado pelo atual Governo Federal.

Devido ao bloqueio, a Capes informou que não conseguirá honrar o pagamento das bolsas previamente concedidas, afetando, na Uece, pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como estudantes de graduação vinculados aos programas de iniciação à docência (Pibid), Residência Pedagógica, Educação Tutorial (PET), entre outros, os quais terão suas bolsas suspensas no mês de dezembro devido a esse novo bloqueio.

A Reitoria da Uece se solidariza com estudantes e pesquisadores da Universidade, soma-se aos movimentos da comunidade acadêmica que exigem, do Ministério da Economia e da Presidência da República, a imediata liberação do pagamento das bolsas e apoia as ações judiciais que visam à revogação do decreto que bloqueou esses pagamentos.

Reitoria da Universidade Estadual do Ceará