Nota aos estudantes da Uece

19 de agosto de 2020 - 10:17

Prezadas e prezados estudantes,

A UECE informa sobre os movimentos adotados de construção das condições para o retorno à vida acadêmica suspensa, parcialmente, em virtude da Pandemia Covid19.

Começamos pelo retorno às aulas, por meio remoto, para conclusão do semestre interrompido, em março deste ano. A conclusão do semestre letivo dos cursos de graduação foi aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no dia 23 de julho de 2020, disciplinando, em caráter excepcional, o encerramento do semestre 2019.2, de forma remota, no dia 4 de setembro de 2020.

A deliberação do CEPE, acerca do retorno remoto para conclusão do semestre 19.2, foi a culminância de um processo de discussão e amadurecimento de alternativas, envolvendo os Colegiados de cursos, Conselhos de Centro e Faculdades, GTs Acadêmicos e Câmara dos Coordenadores de Graduação.

Neste momento, turmas da graduação estão em atividade de conclusão do período letivo 2019.2 e a pós-graduação Stricto Sensu prossegue, sem interrupção.

Em paralelo à conclusão do semestre suspenso em março, um segundo movimento foi deflagrado. Reiniciamos junto aos Colegiados de curso, GTs Acadêmicos locais e central e à Câmara dos Coordenadores de Graduação:

A) a discussão sobre calendário e sistema de matrícula dos estudantes calouros;
B) a definição dos componentes curriculares que integrarão a oferta 2020.1 de cada curso e turma;
C) o levantamento das condições materiais e estruturais para o período 20.1, no formato remoto e/ou presencial e apresentação destas ao Governo estadual;
D) o planejamento de iniciativas de capacitação docente, dentre outros aspectos.

Os consensos construídos serão sistematizados no formato de resolução, e novamente submetidos ao CEPE para disciplinamento do tão esperado novo semestre letivo.

Vale destacar que ao falarmos de “construção das condições para retorno às atividades”, estamos nos referindo aos movimentos de discussão e deliberação, em instâncias internas e externas à Universidade.

As articulações externas entre instituições e órgãos do Executivo Estadual (SECITECE, SEPLAG e Gabinete do Governador) e as três Universidades Estaduais do Ceará (UECE, URCA e UVA) estão em curso e tomam como referência dois cenários:

A) o quadro epidemiológico do conjunto das regiões de saúde do Estado do Ceará, uma vez que somos universidades interiorizadas, presentes na quase totalidade do território cearense;
B) o suporte material necessário ao retorno remoto e/ou presencial – a exemplo dos itens de proteção individual e coletiva, de conectividade e de permanência universitária, a ser assegurado, especialmente, aos estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Desse modo, a proposta da UECE, liderada pela nossa Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), é iniciarmos o semestre 2020.1 no final de setembro ou início de outubro de 2020.

Ainda de acordo com essa proposta, a matrícula dos estudantes calouros, aprovados no vestibular para o semestre 2020.1, já iniciada, mas também suspensa, deverá ser concluída em setembro. A matrícula dos estudantes veteranos também se dará no mesmo mês.

Como podemos perceber, a UECE continua empreendendo esforços para o retorno às atividades, com a segurança devida e com o entusiasmo de sempre, coroando o tão aguardado reencontro da comunidade universitária com a realização da nossa XXV SEMANA UNIVERSITÁRIA, eleições para direções de Centros/Faculdades/Instituto, recomposição dos Conselhos Superiores de Deliberação Coletiva e Reitoria.

Informações sobre os semestres letivos 2019.2 e 2020.1