NIT/Uece alerta para importância da proteção de patentes

13 de julho de 2020 - 11:12 # # #

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) tem, como parte de sua missão, proteger a propriedade intelectual da Universidade através da proteção de patentes, softwares e marcas.

Diante da grande demanda da sociedade por criações tecnológicas que combatam rapidamente à pandemia de Covid-19, algumas tecnologias estão sendo publicadas em jornais e revistas antes de serem protegidas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Uma das vantagens de ter a proteção de propriedade industrial no INPI é reservar aos inventores os direitos sobre a criação, pois, quando a invenção é publicada antes de ser protegida, perderá seu caráter de novidade e permitirá que terceiros reproduzam e/ou coloquem a sua tecnologia à venda sem o seu consentimento.

A invenção pode ser protegida através das suas informações exclusivas, uma vez que deva se tratar de uma tecnologia inovadora, nova e que nunca foi exposta ao público.

Com a suspensão das atividades presenciais, o NIT/Uece continua com a realização de seu trabalho de proteção de forma virtual. Se você está desenvolvendo uma tecnologia, quer protegê-la e tem dúvidas sobre como proceder, entre em contato com o NIT pelo e-mail nit@uece.br