Mesa de debates da Uece discute gênero, sexualidade e raça na formação docente
28 de outubro de 2025 - 10:26
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoverá, no próximo dia 3 de novembro, a mesa de debates intitulada “Gênero, Sexualidade e Raça: contribuições para uma formação docente crítica e amorosa em contextos escolares e universitários”, que será realizada no Auditório Central, das 19h às 21h.
O encontro tem como objetivo contribuir com a formação de professores e estudantes, sobretudo das licenciaturas, estimulando reflexões sobre práticas pedagógicas mais justas, democráticas e sensíveis à diversidade.
Coordenada pela professora Raquel Martins, com subcoordenação dos professores Rafael Ferreira e Davison Sousa, a mesa busca tratar de temas relacionados a gênero, sexualidade e raça ainda não abordados de forma efetiva nos currículos de graduação. A iniciativa busca, portanto, preencher essa lacuna e fomentar um debate crítico sobre a formação social brasileira, propondo uma educação comprometida com o combate à discriminação, à violência e aos abusos em contextos escolares e universitários.
Segundo a organização, o evento pretende sensibilizar estudantes e profissionais da educação para uma atuação “crítica e amorosa” no trato com crianças, jovens, adultos e idosos, especialmente em situações de vulnerabilidade. A equipe organizadora conta também com a participação de Karla Feitosa, Ione, Gabriela, Clarisse Nascimento, Graciele Conceição, Ismael, Jailson e Yuri Moraes.
A mesa reunirá os seguintes convidados:
Sy Gomes – historiadora, artista e mestranda em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC);
Profª Anna Karina – feminista, historiadora e professora da rede pública estadual do Ceará;
Profº Eduardo Duarte – educador da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF/SME) e integrante do Movimento Negro;
Profª Charmenia Freitas de Sátiro – Secretaria Municipal de Educação (SME).
A mediação será feita por Karla Nadjla Feitosa, pedagoga e integrante do Coletivo de Mães da Uece.
As inscrições estarão abertas até 2 de novembro, clicando aqui. Os participantes receberão certificados de 2 horas emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
