Mesa da Prograd debate novas DCNs e estágios nas licenciaturas na XXX Semana Universitária

10 de outubro de 2025 - 10:59

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu, durante a XXX Semana Universitária da Uece, o Encontro de Estágio e Práticas Docentes, que teve como destaque a mesa “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores: desafios para a organização dos estágios curriculares dos cursos de licenciatura”. O momento contou com a participação da professora Mazza Maciel (Uece), pró-reitora de graduação, e da professora Ingrid Louback (UFC), sob mediação do professor Lucas Melgaço (Uece/Faec).

Um do focos da mesa foi as implicações da Resolução CNE/CP nº 04/2024, que redefine as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores da educação básica. A nova resolução estabelece orientações para a estruturação dos cursos de licenciatura em todo o país e, especialmente, para a organização dos estágios curriculares supervisionados, etapa essencial na formação docente.

A professora Mazza Maciel abriu a discussão apresentando um panorama histórico das regulamentações e legislações sobre a formação de professores no Brasil, desde as primeiras resoluções até as mais recentes mudanças introduzidas pela nova DCN. Em sua fala, destacou que as DCNs de 2024 representam avanços parciais, mas também trazem contradições: “Embora defendam a integração entre teoria e prática e a valorização da docência, ainda mantêm marcas da racionalidade técnica e da formação por competências, o que exige das universidades uma reorganização crítica dos estágios e currículos”. Acesse aqui apresentação utilizada pela professora.

Na sequência, a professora Ingrid Louback, da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordou o cenário atual da educação superior no Brasil, ressaltando que mais de 4 milhões de vagas são destinadas aos cursos de licenciatura em instituições de ensino superior, dentre um total de mais de 20 milhões. Louback lançou provocações ao público, questionando “para quem e para quê o estágio está sendo pensado? Se para uma formação autônoma e crítica, ou apenas para a obtenção de um diploma?”. Enfatizou ainda a importância de que os estudantes reflitam sobre seu papel no Estágio Curricular Supervisionado (ECS), compreendendo-o como um espaço de aprendizagem prática e de construção da identidade docente.

Após as exposições, o debate foi aberto ao público, que contribuiu com reflexões e perguntas sobre os impactos das novas diretrizes e as possibilidades de aprimoramento dos estágios nas licenciaturas.

O encontro, inserido na programação da XXX Semana Universitária da Uece, reafirmou a importância de discutir, de forma coletiva e crítica, os rumos da formação de professores no país, especialmente em um momento de mudanças normativas que afetam diretamente a práxis docente e o papel da universidade pública na formação de educadores comprometidos com a transformação social.

Acesse aqui gravação completa do evento.