LATMI/Uece participa do 10°Curso de Coordenador Educacional em Transplantes
13 de novembro de 2025 - 14:50

Em mais uma iniciativa de aprofundamento acadêmico, a Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva (LATMI), do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), participou do 10º Curso de Coordenador Educacional de Transplantes. A formação ocorreu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no dia 30 de outubro.
O evento, realizado pela Central Estadual de Transplantes em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, reuniu acadêmicos, profissionais da saúde, coordenadores da área, associações de apoio e pessoas transplantadas. A atividade foi marcada pela presença da médica Eliana Régia Barbosa de Almeida, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará, que acompanha de perto a formação e capacitação dos futuros profissionais envolvidos com a causa.
Aprofundando no conteúdo programático do dia, discorreram-se tópicos fundamentais, como a intersecção entre Saúde e Espiritualidade no processo de transplante e o papel da Atividade Física para os pacientes transplantados. Ademais, os participantes foram atualizados sobre a nova portaria que rege as normas de doação específicas para cada órgão. A formação, ainda, foi marcada por momentos de grande sensibilização, com a partilha de relatos e experiências comoventes de pacientes transplantados.
A LATMI se fez presente através da participação dos discentes Anna Letícia Alves Bomfim; Edejonas Alves do Nascimento; Erick Teodosio Aguiar e Larah Silva Felix, os quais participaram ativamente das discussões e puderam interagir com representantes de outras instituições, como a Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET) e a Associação dos Pacientes Renais do Ceará (ASPRECE). O evento foi marcado por aprendizado, troca de experiências e discussões sobre a importância da educação e conscientização na área de doação de órgãos e transplantes.

A participação dos alunos da Uece no evento destacou a importância da extensão universitária como agente de transformação, consolidando o papel do protagonismo acadêmico na formação em saúde e no fortalecimento da cultura de doação de órgãos e tecidos. A universidade reafirma, assim, seu papel essencial na integração entre ensino, pesquisa e prática assistencial, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o fortalecimento da área de transplantes no Ceará.