Internacionalização na pós-graduação: minicursos propiciam troca de experiências na Uece
25 de julho de 2024 - 15:54
O mês de julho foi marcado por muita troca de experiências internacionais para o público da pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No total, foram ofertados quatro minicursos com palestrantes internacionais, que contribuíram para a construção de conhecimentos e a diversificação de vivências de estudantes e de professores de mestrado e doutorado na Uece.
A sequência de minicursos internacionais foi iniciada no dia 3 de julho, com Ovulation from an inflamatory perspective, ministrado pelo professor CheMyong Jay Ko, da University of Illinois Urbana-Champaign. O evento aconteceu no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV).
Também ocorreu o minicurso The role of extracellular vesicles in orchestrating embryo-maternal dialogue in bovine, ministrado pelo professor Dimitrios Rizos, pesquisador do Instituto Nacional de Investigación y Tecnología Agraria y Alimentaria de Madri, na Espanha.
O evento também ocorreu no período de 3 a 5 de julho, no PPGCV.
Também no dia 5 de julho, no PPGCV, ocorreu o minicurso Reprodução de mamíferos domésticos e silvestres, que contou com quatro palestras: Embryo-maternal dialogue in the oviduct: a proteomic approach, da professora Marie Saint Dizier, do Institut National de Recherche pour l’Agriculture, l’Alimentation et l’Environnement (INRAE), da França; Effects of environmental factors on ovarian functioning, do professor Sebastien Elis, do INRAE; Recent advances in the non-surgical artificial insemination and embryo recovery in goats and sheep, da professora Joanna Souza-Fabjan, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e ART for wild species conservation: from oocyte to livebirth, do professor Yann Locatelli, do Réserve Zoologique la Haute Touche Obterre, da França.
Na sequência, foi realizado o Scientific writing workshop, com o professor John Kastelic, da University of Calgary, no Canadá. A atividade aconteceu no dia 6 de julho de 2024, no auditório do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (Nupeinsc), no campus Itaperi.
Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues, “internacionalizar a pós-graduação não é mais uma opção, e, sim, uma necessidade para toda Instituição de Ensino Superior comprometida com a qualidade dos serviços que oferece, seja no ensino, seja na pesquisa e na extensão. Especificamente para o ensino de pós-graduação, para atender os critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a internacionalização da pós-graduação na Uece tem merecido grande destaque, e muitos esforços têm sido oferecido pelos corpos docentes dos nossos programas de pós-graduação”.
Todos os minicursos foram promovidos pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPq) e tiveram o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No âmbito da Uece, as ações contaram com a colaboração da professora do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), Ilana Nogueira, e dos professores do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), José Ricardo Figueiredo; Carminda Sandra Salmito e Vicente José de Figueiredo Freitas.