Integração Uece promove formação de equipe para inclusão de alunos com autismo em sala de aula

31 de outubro de 2025 - 16:30

 

Na tarde desta quinta-feira, 30 de outubro, a equipe do Programa Integração Uece participou de uma oficina focada em estratégias pedagógicas para o trabalho com pessoas autistas em sala de aula. A formação, fruto de uma parceria com estudantes da graduação em Psicologia da Uninassau, serviu para a formação de professores, monitores e articuladores do programa em estratégias pedagógicas inclusivas.

A Origem da Parceria

A iniciativa, conforme explica a psicóloga do Integração Uece, Márcia Kelma que supervisionou o grupo, originou-se da disciplina de estágio básico em educação, conduzida por estudantes de psicologia da Uninassau. Esta disciplina propõe aos alunos a imersão em um ambiente educacional para observação e posterior intervenção.

Após uma visita diagnóstica ao programa realizada em setembro, o grupo identificou a presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, a partir dessa constatação, estruturou a proposta da oficina. Márcia Kelma destacou o diferencial do grupo de estagiários, muitos dos quais já possuem outras graduações e experiência consolidada na educação básica e superior, incluindo formadores de professores. “Nós aproveitamos esse potencial do grupo para poder organizar essa formação”, pontuou.

A Visão da Gestão

Iasmin Marinho, Coordenadora Geral do Integração Uece, enfatizou o valor estratégico da iniciativa, destacando que a qualificação da equipe é um pilar para a excelência do programa.

“A formação contínua dos nossos monitores, com foco especializado em autismo, é um pilar fundamental. Ela assegura que nossa equipe esteja plenamente preparada para atender às necessidades específicas dos estudantes com TEA, garantindo uma educação de qualidade, verdadeiramente inclusiva e que respeite a diversidade. Parcerias estratégicas, como esta com a Uninassau, são vitais, pois enriquecem nossa prática pedagógica com novas perspectivas e abordagens inovadoras.”

A Perspectiva dos Monitores

 

Para os participantes, a oficina teve um impacto direto na prática diária. Luciana Furtado, monitora de Artes Visuais do Integração Uece que participou do evento, relatou a importância da formação para o corpo de monitores.

“A formação foi maravilhosa e de grande importância, pois nos deu um suporte essencial. Muitos de nós, que estamos iniciando na licenciatura, sentimos a necessidade desse preparo, e a oficina foi muito esclarecedora ao unir teoria e prática. As técnicas de suporte visual, como o uso de ‘pranchetas’ e ícones, são ferramentas simples, mas poderosas, que nos ajudam a lidar com a necessidade de rotina e a auxiliar na autorregulação emocional dos alunos. Foi tão proveitoso que gostaríamos que se tornasse um curso contínuo.”

A formação reflete o compromisso do Integração Uece em promover um ambiente de aprendizado adaptativo e acolhedor para todos os estudantes.