Hospital Universitário do Ceará: Uece e Secitece acompanham andamento das obras

27 de outubro de 2021 - 15:10 # # #

Professor Hidelbrando Soares e Secretário Inácio Arruda visitaram a construção do complexo hospitalar, que será o maior do Estado e formador de profissionais da área da Saúde

O Hospital Universitário do Ceará (Huce), em fase de construção, será um complexo de referência, voltado à saúde e à pesquisa acadêmica. Na manhã desta quarta-feira (27/10), o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e o secretário da Secitece, Inácio Arruda, visitaram as obras do empreendimento, localizado no campus Itaperi, em Fortaleza.

Os gestores foram recebidos pelo engenheiro André Luiz Colino, da empresa Engeform, responsável pela construção. Participaram da visita também o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo; além de chefes de Departamento e de professores da área da saúde da Universidade.

Durante a visita, Inácio considerou o andamento da construção bastante avançado. Atualmente, a obra está 26% concluída, contando com cerca de 320 trabalhadores da construção civil. A previsão é que o hospital esteja pronto em 2023. Até lá, serão investidos mais de R$ 270 milhões.

Para o reitor da Universidade, professor Hidelbrando Soares, o equipamento fortalece e valoriza a história e o papel da instituição. “O governo do Estado estabelece um novo patamar para área de saúde do Ceará e para UECE. Nós temos aqui, com a grandiosidade desse hospital, a possibilidade do casamento entre a academia e o serviço público de saúde”, disse o professor Hildebrando Soares, ressaltando que o hospital é uma mudança de paradigma no Ceará em relação ao atendimento e à inovação em saúde pública.

“Essa visita foi de extrema importância, não só no sentido de vistoriar o andamento das obras, mas também para pontuar observações que irão acarretar no aperfeiçoamento deste que será o maior hospital do Estado. Além de ampliar a rede de assistência médica/hospitalar para a população, o complexo contribuirá para a formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho dos nossos profissionais da Saúde”, destacou o secretário Inácio Arruda.

Sobre o Huce

O projeto do Huce é executado por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e ocupará uma área de 79,5 mil metros quadrados, com 654 leitos, entre clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil.

A unidade será vinculada à estrutura de ensino e pesquisa da Uece, passando a fazer parte da rotina dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciência da Saúde (CCS), através de disciplinas que dependem da prática e vivência hospitalar dos estudantes. O complexo estará sob a coordenação da Secretaria da Saúde (Sesa).

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Secitece.