Hoje é dia de Festa do Livro e da Rosa no CH

23 de abril de 2014 - 10:37

alt

Desde 2003, todo dia 23 de abril, acontece em Fortaleza a Festa do Livro e da Rosa, uma iniciativa de Cleudene Aragão, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e presidente da Câmara de Arte e Cultura da UECE (ArteCult), que é também produtora cultural, e realizada pelo Instituto Travessias, em comemoração ao Dia Mundial do Livro.

Dentro da programação da nona edição da Festa do Livro e da Rosa, o Fórum da Literatura, Livro e Leitura do Estado do Ceará (FLLLEC) realizará Assembleia que cumprirá a seguinte pauta:

Apresentação de resultados das ações do FLLLEC

Rede Nordeste – RRNE

Participação na Conferência Nacional de Cultura – PNC

Representações no Colegiado Setorial da Literatura, Livro e Leitura – CSLLL

Representação no Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC

Editais da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – DLLLB

Revisão do Plano Nacional do Livro e da Leitura – PNLL

Plano Estadual da Cultura Infância – Ceará

Plano Estadual do Livro e da Leitura – PELL

Planos Municipais do Livro e da Leitura – PMLL

A Assembleia do FLLLEC será das 17h às 19h no auditório do Centro de Humanidades (CH), no Campus Fátima, da UECE.

Sobre a Festa do Livro e da Rosa

Na Catalunha, o dia 23 de abril, além de ser o dia do padroeiro, Sant Jordi (São Jorge em catalão), é também o dia das rosas e dos livros.

Esta tradição catalã de oferecer rosas e livros às pessoas que se estimam transformou-se numa festa que, há quase 90 anos, atrai muita gente pelos valores que traz consigo.

Todas as livrarias da cidade colocam estandes nas principais ruas de Barcelona e dão descontos, enquanto os vendedores de rosas se espalham pelas praças e esquinas. Não é feriado, mas as pessoas saem mais cedo do trabalho para comprar o presente da pessoa amada e dos amigos e familiares e a cidade ganha um clima festivo.

Desde 1995, ano em que a Unesco, baseando-se nesta festa catalã, declarou o dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, diversos países já adotaram esta velha tradição catalã como uma festa mais do seu calendário.

Em Fortaleza, a Festa do Livro e da Rosa chega a sua 9ª edição, celebrando 11 anos de fomento à leitura e amor aos livros, pois foi realizada pela primeira vez em 2003, também no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará.