Gesad/Uece renova até 2030 parceria com multinacional da área de tecnologia

5 de agosto de 2025 - 14:18

 

O Grupo de Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos (Gesad), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), teve renovado até 2030 seu acordo de cooperação com a HP, empresa multinacional do setor de tecnologia.

Coordenado pelo professor Paulo Henrique Maia e integrado pelos professores Matheus Paixão e Ismayle Santos, o Gesad reúne estudantes de graduação, mestrado e doutorado em projetos de pesquisa aplicada em áreas como inteligência artificial, sistemas distribuídos, segurança, computação confiável, interfaces e desenvolvimento de software. Desde 2021, com a parceria, já foram desenvolvidos 14 projetos, com participação de mais de 50 alunos e pesquisadores da Uece.

Segundo o professor Paulo Henrique, “os alunos assumem papéis diversos, como desenvolvedores, analistas, testadores, gerentes e líderes técnicos; e desenvolvem, além das competências técnicas, habilidades interpessoais como liderança, comunicação (inclusive em inglês), adaptabilidade e trabalho em equipe. Isso demonstra o impacto que os projetos têm na formação discente”.

A parceria também tem contribuído para a melhoria da infraestrutura do Gesad e do PPGCC, por meio da aquisição de equipamentos como notebooks, monitores, workstations, dispositivos embarcados, além de mobiliário, sistemas de climatização, lousas e itens de segurança.

O grupo tem conquistado visibilidade nacional, tendo sido convidado, nos dois últimos anos, a realizar palestras em evento promovido pela empresa parceira, em Porto Alegre, voltado à discussão de temas ligados à inovação.

Como parte do processo de institucionalização da cooperação, está em fase de finalização a implantação de um novo espaço de trabalho no prédio do NC2A, a Sala HP, voltado ao desenvolvimento dos projetos vinculados à parceria. A inauguração está prevista para os próximos meses.

Os professores do Gesad destacam que a renovação do acordo até 2030 reforça a confiança mútua e projeta novas oportunidades de formação, inovação e geração de impacto real na sociedade por meio de uma cooperação universidade-empresa sólida, duradoura e transformadora.