FAVET/Uece comemora nota 6 da CAPES com a abertura do período letivo 2012.1 do PPGCV

14 de fevereiro de 2012 - 18:07 #

Com a comemoração da recente nota 6, resultado de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou nesta segunda-feira (13/02), a Aula Inaugural de abertura do período letivo 2012.1 do PPGCV para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinária. O Reitor da Uece, Prof. Assis Araripe, ao presidir a solenidade de abertura, dirigiu-se aos novos alunos da Pós-Graduação, destacando a importância do programa e fez um relato sobre como foi recuperada a Pós-Graduação na Uece.

O Reitor Assis Araripe falou da nota 6 e da referência internacional que tem hoje a Pós-Graduação e a Faculdade de Veterinária (FAVET) da Uece. Disse de sua satisfação em ter contribuído para esse crescimento, pois a Uece é a maior Universidade em pesquisa, pós-graduação e captação de recursos. Lembrou aos alunos que “se a Universidade vai bem, somos nós que vamos bem”. Pediu aos alunos que estão iniciando o curso que não desistam e cheguem até o final de sua Pós-Graduação. Não desistam por nada, pois vale a pena concluí-lo. Ainda sobre a Pós, disse que os problemas inerentes ao setor, devem ser resolvidos nas diferentes instâncias do curso, devendo chegar até ao Reitor. Os estudantes devem, inclusive, exigir que o Reitor seja um servidor público a serviço da Universidade.

Em seguida, o coordenador da PPGCV, professor Davide Rondina, passou a palavra para o diretor do FAVET, Prof. Célio Garcia, que ao iniciar suas breves palavras pediu um minuto de silêncio em homenagem ao Prof. Maggi Averaldo, um dos fundadores da FAVET, falecido no último fim de semana. Célio Garcia disse que iria repetir uma história, que sempre gosta de contar: quando participou de um evento internacional, o conferencista citou o Programa de Pós-Graduação da FAVET.

Como diretor da Faculdade de Veterinária, hoje, trabalha pela interação entre a Pós-Graduação e a Graduação da FAVET. Fez referências as diferentes ferramentas que em breve serão repassadas à FAVET, como a Fazenda Guaiúba, o Laboratório de Análises Clínicas – totalmente automatizado – , o Hospital Veterinário – com uma estrutura como poucos no país. Todos esses equipamentos vão contribuir para a evolução da área de pesquisa, dos dois setores, Pós-Graduação e Graduação.

O coordenador do PPGCV, professor Davide Rondina, disse que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária está hoje entre os sete programas importantes do Brasil e o único do Nordeste com nota 6 pela avaliação da CAPES. Davide lembrou que o Mestrado e o Doutorado do PPGCV preparam para o magistério e pesquisas. Falou também, que o Programa nasceu em 1990. A solenidade contou com a presença dos estudantes da nova turma do Mestrado em Ciências Veterinária, da Pró-Reitora de Graduação, Lineuda Murta, da vice-diretora do Instituo Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Profa. Célia Sampaio, coordenadores de Laboratórios, professores José Ferreira Nunes, Vicente Freitas, Marcos Fábio Rocha, Ricardo Figueiredo, Amaury Oriá, Fátima Teixeira, entre outros convidados.

Fonte / Informações: (85) 3101-9831 / 3101-9831