Fafidam/Uece realiza colação de grau dos concludentes do semestre de 2018.1

12 de fevereiro de 2019 - 14:47

No auditório da Faculdade Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), dia 8 de fevereiro, foi celebrada, às 19h, a Colação de Grau do semestre de 2018.1. Foram diplomados 52 estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (05), Geografia (05), História (05), Letras Inglês (06), Letras Português (07), Matemática (02), Pedagogia (19) e Química (03).

público na colação de grau

O cerimonialista, professor do curso de Geografia, Manoel Gedeon Carneiro Silva, iniciou a solenidade saudando a todos os presentes e convocando o cortejo composto pelo reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio, acompanhado de autoridades da instituição: a pró-reitora de Graduação, Mônica Duarte Cavaignac, o pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva, e o diretor da Fafidam, João Rameres Regis.

Cortejo

Participaram também do cortejo, a oradora docente, Gardenia Maria de Oliveira Barbosa, a representante de todos os coordenadores dos cursos de graduação da Fafidam, Ana Cecília de Nogueira Freitas, a coordenadora do curso de Pedagogia, Raquel Lima de Freitas, o professor do curso de Geografia, Manoel Gedeon Carneiro Silva, o vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas, Bruno Lopes de Sousa, o vice-coordenador do curso de Física, Francisco Carlos de Oliveira, a representante da coordenação do curso de História, professora Luciana Meire Gomes Regis, o representante da coordenação do do curso de Letras, professor José Marcos Roseno de Souza, o representante da coordenação do curso de Química, o professor Rondinelle Ribeiro Castro.

mesa de autoridades

O professor José Jackson Sampaio abriu os trabalhos da sessão e passou a palavra para o represente do corpo discente, concludente do curso de História, Eliton Alexandre Ribeiro.

orador discente

O orador discente saudou os integrantes da mesa de solenidade da colação de grau, parabenizou os estudantes formandos, destacou a satisfação pelo término deste ciclo de formação, o apoio da família, amigos e professores, além das dificuldades e desafios enfrentados ao longo da graduação. Comentou sobre o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e também sua importância para a vida dos estudantes. Por fim, destacou que os estudantes concludentes assumem, a partir deste momento, “a missão de serem agentes transformadores da sociedade” e que “a Educação consiste no diálogo, na troca de saberes e experiências”.

oradora docente

A oradora docente, em seu discurso, saudou e parabenizou a todos pela conclusão desta etapa de formação, e destacou, de sua história de vida, momentos que compuseram as suas travessias para chegar a ser hoje professora do curso de Pedagogia da Fafidam e nadadora. Enfatizou os desafios, a intensidade das atividades realizadas, a importância dos professores, as amizades construídas e que “a universidade a ensinou a ser psicóloga, a ser professora, mas também a ser mais humana, mais amiga, solidária e mais amorosa”. Ao finalizar sua fala, comentou sobre a necessidade de nos mantermos juntos e de termos “foco, persistência, competência e amorosidade” em nossa jornada como professores.

concludente recebendo diploma

Chegado o momento mais importante da solenidade, composto pelo juramento e pela outorga de grau aos concludentes dos cursos de graduação da Fafidam/Uece, os formandos foram chamados individualmente para subir ao palco e receber seu diploma. Esse foi também o momento de homenagens.

Reitor proferindo seu discurso

Para a finalização da solenidade, o reitor da Uece realizou seu discurso, saudando a todos e abordou o termo travessia, citado nos dois discursos anteriores, destacando que “não há experiência humana sem o enfrentamento de obstáculos” e a maneira como lidamos com os obstáculos, como saímos deles, “é o que nos caracteriza e o que nos dignifica”. Relatou sobre as travessias do gestor público, definindo-a como complicada, cheia de obstáculos e burocracias. Falou sobre as maratonas de documentos, empenhos, de regras, de fiscalizações, de contingenciamento de recursos para a implementação do RU na Fafidam, e comentou que, na próxima semana estará assinando o último documento necessário (empenho) para poder, assim, divulgar a inauguração oficial do RU. “A Fafidam será a primeira unidade da Uece no interior a ter um Restaurante Universitário” e a experiência vivida aqui trouxe muitos aprendizados para os RU e refeitórios estudantis que ainda serão construídos em outras unidades da Uece.

Destacou também as ações que foram alcançadas nestes oito anos de atividade como reitor, a saber: equilibrar as estruturas administrativas da Universidade, apesar da diminuição de recursos, reduzir as desigualdades entre interior e capital, investir em professores novos com talento para a gestão. Ao finalizar seu discurso, enfatizou que conquistas individuais são indissociáveis das lutas e ações coletivas realizadas por outras inúmeras pessoas, que por vezes, são invisíveis.

Jantar de celebração no RU da FAFIDAM

Após a execução do hino nacional, o reitor da Uece, Jackson Sampaio convidou todos os presentes para um jantar de celebração, no RU da Fafidam, que será em breve inaugurado, e encerrou a solenidade de colação de grau.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fafidam