Estudantes do curso Cuidadora de Idosos da Uece participam da 5ª Jornada do idoso

1 de julho de 2025 - 08:44

Estudantes do curso Cuidadora de Idosos, promovido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) por meio do programa Mulheres Mil/Pronatec, participaram, na última segunda-feira (30), da 5ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), ocorreu no Auditório Central da Uece, no campus Itaperi, em Fortaleza, e teve como tema “Pensar o Envelhecimento na Contemporaneidade”.

A atividade foi organizada pela Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Durante a jornada, as alunas tiveram a oportunidade de assistir a palestras com reflexões sobre a invisibilidade dos idosos na sociedade e a necessidade de ressignificar a velhice como uma fase rica em experiências e possibilidades.

Para o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, a participação das alunas no evento foi um momento de grande importância para a formação profissional e cidadã das futuras cuidadoras. “O contato com especialistas e a atualização sobre práticas de cuidado ampliam o conhecimento das participantes e fortalecem o compromisso com uma atuação ética, humana e inclusiva”, afirmou. As estudantes que estiveram presentes receberam certificado de participação.

A 5ª Jornada contou com a presença de autoridades e especialistas na área, como os promotores de Justiça Alexandre Alcântara e Giovana Melo, a professora Joana Angélica da Costa, doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, e a professora Adriana de Oliveira Alcântara, docente da UFC e da Unifor.

O evento foi transmitido pela Webrádio Lagis (assista aqui).

Sobre o curso

Com carga horária de 160 horas-aula, o curso Cuidadora de Idosos tem como principal objetivo formar profissionais qualificadas para oferecer um cuidado digno e humanizado à população idosa. A formação é destinada a mulheres e está contemplando 610 alunas, distribuídas em 15 turmas em nove municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu.