Estudantes de Pedagogia da Facedi participam de visita técnica ao Programa Integração Uece

18 de setembro de 2025 - 14:08

 

Em uma iniciativa para aprofundar os conhecimentos práticos e teóricos de seus futuros pedagogos, o Laboratório Didático de Pedagogia (LADIPED) da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/Uece) promoveu, no último dia 12 de setembro, uma visita técnica ao Programa Integração, sediado no campus Itaperi, em Fortaleza. A visita teve como principal objetivo apresentar aos estudantes de graduação os propósitos, o funcionamento e as diversas ações desenvolvidas pelo programa, proporcionando uma experiência formativa e enriquecedora.

Recebidos pela coordenadora-geral do Programa Integração Uece, professora dra. Iasmin Marinho, os estudantes conheceram as instalações e acompanharam a rotina dos monitores que atuam no projeto. O roteiro incluiu visitas às salas onde acontecem atividades de cidadania, língua portuguesa, matemática, música e jogos lógicos, permitindo interação direta com crianças e adolescentes atendidos.

A experiência foi marcada por reflexões e elogios dos participantes. Para Michele Frutuoso, estudante do 8º semestre de Pedagogia, o momento foi “uma experiência incrível e repleta de aprendizados”, destacando o impacto positivo do programa e o comprometimento da equipe. Já Joana D’arc Magalhães, também do 8º semestre, ressaltou que “foi notório que todos os envolvidos no Integração têm prazer em participar do programa, favorecendo relações horizontais, acolhedoras e multidisciplinares”. O recém-formado em Ciências Sociais, Mikael Bezerra Marques, considerou a visita “uma experiência enriquecedora”, elogiando a abordagem pedagógica inovadora do projeto.

Ao final da visita, o assessor de comunicação do Integração Uece, Michel Chaves, ressaltou a importância de abrir as portas do programa para os estudantes da universidade: “É fundamental que toda a comunidade acadêmica conheça de perto a transformação social que estamos construindo com o Integração Uece. O que plantamos aqui é a colheita do futuro. Por isso, estamos sempre de portas abertas para compartilhar nossas experiências, apresentar o belíssimo trabalho de nossa equipe e promover um diálogo crítico a partir dos resultados que alcançamos”, declarou.

A iniciativa reforça o papel da universidade na formação de profissionais conscientes e engajados com a realidade social.