III Semana de Educação e Pesquisa Matemática acontecerá de 7 a 10 de maio

7 de março de 2013 - 18:40 #

Desmistificar os caminhos da formação de novos professores de Matemática é o que pretende a Coordenação do Curso de Matemática, juntamente com o Centro Acadêmico (CA) de Matemática, ao organizar e realizar de 7 a 10 de maio de 2013, a III Semana de Educação e Pesquisa em Matemática da UECE. O evento, que tem como tema “Qual a formação que queremos? Atualizando o Curso de Licenciatura Plena em Matemática”, acontecerá no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itaperi. As inscrições estão abertas até 3 de maio de 2013.

Aberto ao público, a III Semana de Educação e Pesquisa em Matemática reunirá em torno de 400 participantes, das comunidades acadêmicas da UECE, da UNIFOR, da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), entre outras.

Os que fizerem a inscrição pelo site deverão enviar a fotocópia da RG (carteira de identidade) e declaração da instituição de ensino (pode ser um print screen para o e-mail: semanadamatematica@uece.br. Para confirmação no evento é necessário mandar a cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Se o participante preferir a inscrição presencial é só se dirigir à coordenação do encontro, no CA de Matemática, no Campus do Itaperi. Devendo apresentar, na ocasião, Xerox do RG e declaração da instituição de ensino.

A taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais) mais um quilo de alimento, não perecível, para alunos de graduação da UECE. Estudantes da graduação e da pós-graduação de outras universidades a taxa é R$ 15,00 (quinze reais) mais um quilo de alimento, não perecível. Professores e pesquisadores devem pagar uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) mais um quilo de alimento, não perecível.

O participante pode substituir a doação do quilo de alimento por uma pequena taxa de R$ 3,00 (três reais), cujo destino é o mesmo, ou seja, a compra desse alimento. Todo alimento arrecadado será encaminhado a instituições carentes. A taxa de inscrição deve ser paga no banco Bradesco, Agência 0649 – 1, Conta 0025634 – 0, nominal a Nara Thalita Cardoso do Carmo. O depósito tem que ser efetuado na boca do caixa.

Para a coordenadora do encontro, professora Ana Carolina Costa Pereira, o novo professor é diferente dos que foram formados há alguns anos. Isso ocorre, principalmente, porque os alunos mudaram. Eles estão, hoje, na era da inovação, permeados de ipod, smartphome, tablets, tecnologia nano, computadores ultrafinos, xbox, blu-ray, entre outros, que invadem a vida deles e afeta consideravelmente nossas salas de aulas, a chamada geração z (nascidos a partir do ano 2000).

Nesse novo contexto, o aluno é o agente na construção do seu conhecimento, ou seja, ele deixa de ser passivo para ativo dentro da sala de aula. A partir da redefinição do papel do aluno, o professor  ganha novas dimensões, como de motivador, organizador e mediador.

Para inscrições online e mais informações sobre o evento acesse o link:

www.uece.br/eventos/3sepmat

Fonte: Professora Doutora Ana Carolina Costa Pereira, coordenadora do evento – (85) 8688-0822 / estudantes André Luís Martins (85) 8695-4783  e Marisa dos Santos (85) 8948-6141