Egresso da FAVET é co-autor de obra pioneira em citopatologia veterinária

11 de abril de 2014 - 15:45

Será lançado pela Editora MEDVET, durante 35º Congresso Brasileiro da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA), que será realizado de 30 de abril a 2 de maio, em Belo Horizonte, o livro Citopatologia Veterinária Diagnóstica. Obra pioneira no país, o livro é dirigido aos patologistas veterinários, abordando temas e técnicas novas, inéditas nos manuais estrangeiros e traduções brasileiras. Um dos autores da obra é o médico veterinário Hugo Enrique Orsini Beserra, formado pela Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2010, concluiu a Residência em Patologia Veterinária (2012) e Mestrado em Patologia Animal (2014), ambos pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Os capítulos têm como referência trabalhos científicos publicados sobre citotécnicas clássicas e avançadas, instruções para coleta, armazenamento de amostras e orientação para descrição de laudos, inédito em obras do gênero. Além disso, conta com fotos e figuras de caráter didática, com o objetivo de se tornar um guia para interpretação correta de laudos.

A obra é destinada a médicos-veterinários e estudantes em todas as fases de formação acadêmica, incluindo graduação, pós-graduação, residência médica e docência, bem como a profissionais autônomos que pretendem se aprofundar um pouco mais no diagnóstico citopatológico.