Egressa do PPCCLIS/Uece recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025, em Enfermagem
4 de setembro de 2025 - 14:50
Ainda, professora da Fecisc/Uece conquista o Prêmio, na área do Direito
Com a tese “Estratégias de Cuidado para Prevenção da Úlcera de Pé Diabético: síntese das evidências científicas”, a egressa do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/Uece), Açucena Leal de Araujo, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025, na área de Enfermagem. O trabalho foi orientado pela professora Thereza Maria Magalhães Moreira e coorientado pelo professor Thiago Santos Garces.
O Prêmio Capes de Tese tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no País no ano anterior ao da cerimônia, nas áreas de avaliação definidas pela Capes/MEC e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O resultado final foi divulgado na última sexta-feira (29), listando 49 trabalhos vencedores de todo o Brasil.
A avaliação considera a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação, organização do texto e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.
A tese da egressa da Uece abordou um dos maiores desafios em saúde pública: a prevenção da úlcera de pé diabético (UPD), complicação grave do diabetes mellitus, associada a alta morbimortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde. O estudo realizou uma síntese abrangente das evidências científicas disponíveis, utilizando metodologias rigorosas do JBI Manual for Evidence Synthesis e da Cochrane Collaboration.
Para Açucena Leal, receber menção honrosa ao Prêmio Capes de Tese tem um significado muito especial. “É uma conquista que simboliza o reconhecimento de um trabalho acadêmico e também a força da pesquisa construída de forma coletiva. Para mim, representa dedicação, resistência e compromisso em transformar conhecimento em contribuições reais para a sociedade, além de reafirmar a importância da universidade pública na produção de ciência de qualidade”.
A orientadora, professora Thereza Magalhães, que vence o prêmio pela segunda vez, destacou que essa conquista representa o reconhecimento de um trabalho sério, intenso e contínuo, desenvolvido mesmo diante das limitações enfrentadas por uma universidade estadual. Para ela, estar entre as melhores do país, por duas vezes em apenas três anos (2023 e 2025), reforça a relevância científica da área e da instituição. A docente lembrou que a Uece tem conquistado financiamentos expressivos, como INCT, FINEP e bolsa PQ1A, além de formar pesquisadores na Uece que hoje ocupam cargos efetivos em universidades públicas. “Não oriento por orientar, sempre busco ensinar ciência com seriedade e visão, mostrando que é possível competir com grandes centros de pesquisa do país”, afirmou, ressaltando que o prêmio reconhece também a qualidade e a dedicação de seus pesquisadores.
Professora Thereza é líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (Grupecce), em que a premiada, Açucena, é colaboradora desde 2019.
Além da menção honrosa da egressa, a professora do curso de Administração da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc/Uece), Thaís Araújo Dias, venceu o Prêmio na área do Direito. Com o trabalho intitulado “Ditadura legalizada: uma teoria constitucional autoritária brasileira dos atos institucionais”, a docente da Uece foi premiada enquanto egressa do doutorado em Direito Constitucional, da Unifor.
Professora Thaís, assim como os demais autores das teses selecionadas em primeiro lugar, receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$ 3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o trabalho foi defendido, além daqueles trabalhos contemplados com menção honrosa, como o da egressa Açucena.
Clique aqui para ver o resultado final do Prêmio Capes de Tese 2025.