Duas Secretarias Estaduais têm doutorandos da Uece como titulares

2 de janeiro de 2023 - 13:08

A Universidade Estadual do Ceará está presente na nova gestão das Secretarias do Estado do Ceará. Além da Secretaria da Igualdade Racial, que tem à frente a professora da Uece, Zelma Madeira, mais duas pastas contam com membros da Uece como titulares. A Secretaria de Educação (Seduc) será liderada pela doutoranda em Educação pela Uece (PPGE), Eliana Estrela. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), terá à frente o doutorando em Políticas Públicas (PPGPP), Salmito Filho.

Eliana Nunes Estrela já atua como secretária da Educação do Ceará desde 2019 e é estudante, desde 2022, do curso de Doutorado em Educação da Uece, onde desenvolve pesquisas sobre o Enem no Ceará, protagonismo estudantil e o impacto de políticas educacionais na vida dos estudantes, sob orientação da professora Eloísa Vidal.

João Salmito Filho possui um histórico na Uece. É cientista social formado pela instituição, com mestrado concluído pelo PPGPP, onde hoje é estudante de doutorado e pesquisa sobre o renascer de projetos interrompidos, buscando explicar como uma “nova cidadania” no Nordeste formou o locus político regional com protagonismo nacional que pode caracterizar o renascer de projetos de desenvolvimento interrompidos para o Nordeste, sob orientação do professor Horácio Frota.

Além dos três membros da Uece, neste domingo (1º), mais 29 secretários da nova gestão do Governo do Ceará tomaram posse. Ao todo, são 32 pastas, das quais 16 serão lideradas por mulheres e 16 por homens.

Sobre os Programas de Pós-graduação PPGE e PPGPP

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Uece) é reconhecido pela CAPES como um programa de excelência nacional, tendo alcançado a nota 5. Está constituído de dois cursos acadêmicos na modalidade presencial: mestrado, com duração regular de 24 meses, e doutorado, com duração de 48 meses. Desde o ingresso de sua primeira turma, em 2004, quando existia apenas o curso de mestrado, sua atuação sempre esteve estreitamente vinculada ao desafio da melhoria da educação. A formação de professores está no centro do projeto político pedagógico do PPGE/Uece, sendo sua área de concentração. Enfatiza estudos sobre a formação inicial e continuada como eixo para o qual converge o desenvolvimento profissional, a constituição da identidade docente e a valorização da docência como atividade intelectual, crítica e reflexiva no contexto das políticas de educação básica e superior.

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/Uece) é o resultado da articulação do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e do Doutorado em Políticas Públicas, com nota 4 pela Capes. A sua estrutura organizativa está fundada nas recomendações da Capes e numa logística que favorece articular as ações de natureza acadêmica, com as de divulgação e popularização da ciência e as inserções sociais. O Mestrado é dividido em duas áreas de concentração – Planejamento e Políticas Públicas; e Avaliação e Tecnologia Social – enquanto o Doutorado possui uma – Planejamento e Avaliação em Políticas Públicas.