Professora Zelma Madeira é escolhida para a nova Secretaria da Igualdade Racial do Ceará

30 de dezembro de 2022 - 10:40

A docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Zelma Madeira, foi escolhida pelo governador eleito Elmano Freitas para assumir a nova Secretaria da Igualdade Racial do Ceará.

“A minha expectativa é bastante positiva para assumir essa nova missão. A criação dessa nova secretaria demonstra o quão importante é na conjuntura atual a implementação de políticas efetivas e intersetoriais de combate ao racismo estrutural e a necessidade de enfrentar as desigualdades sociais e raciais enquanto fenômeno planetário”, destaca a futura secretária.

Ainda sobre o que Zelma Madeira espera do novo desafio, ela ressalta seu desejo e oportunidade de contribuir ainda mais. “Eu chego nessa secretaria esperançosa de realizar um diálogo amplo e consistente em todo o território cearense. Já venho de uma experiência anterior quando fui coordenadora da CEPPIR entre os anos de 2015 e 2020. Hoje, tenho grande contentamento em saber que temos o Ministério de Igualdade Racial assumido pela jornalista e ativista Anielle Franco, o que denota a sintonia do Estado do Ceará com a agenda nacional. Os desafios são grandes, mas o compromisso e a vontade de contribuir com um mundo mais justo e igualitário entre os grupos raciais é maior”.

Zelma Madeira é graduada em Serviço Social, com mestrado e doutorado em Sociologia. É professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Uece; coordenadora do Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família (Nuafro/Uece); líder do Grupo de Pesquisa Relações Etnico-raciais: cultura e sociedade, da Uece. Tem experiência na área de Sociologia, Serviço Social, atuando principalmente nos temas – família, gênero, relações étnico-raciais, políticas sociais, gestão de políticas públicas, política de igualdade racial, política de assistência social, cultura e religião de matriz africana.

Para além da universidade, a docente foi assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará e coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Zelma Madeira foi, ainda, vencedora do Prêmio Innovare 2020, na categoria Justiça e Cidadania, por ser uma das criadoras do projeto “Campanha Ceará Sem Racismo – Respeite minha história, respeite minha diversidade”.