Doutorado em Nutrição e Saúde da Uece é inaugurado com palestra da primeira-dama do Ceará
19 de maio de 2025 - 17:16
Comemoração e alegria foi assim o clima da aula inaugural do Doutorado em Nutrição e Saúde, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que teve como palestrante a primeira dama do Estado, Lia Gondim Araújo de Freitas. O evento ocorreu na tarde do último dia 14 de maio, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Uece, no Campus Itaperi. A primeira dama Lia de Freitas iniciou sua palestra fazendo algumas considerações sobre a criação de um Doutorado tão importante como esse que a Uece acaba de implantar. Trata-se de um curso, que na sua modalidade existe apenas um no Ceará. A palestra teve como tema “A nutrição como pilar das Políticas Públicas de Proteção Social: impactos do Ceará sem fome e iniciativas de inclusão social”. Lia de Freitas estava acompanhada da nutricionista do Programa Ceará sem Fome, Isadora Menezes.
A solenidade teve início com a brilhante apresentação musical da cantora Munique Mendes, egressa do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde – PPGNS da Uece, acompanhada no violão, pela sua irmã Mona Mendes, que juntas formam o Grupo Erva Cidreira.
O Vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, esteve presente e presidiu a mesa de trabalhos da solenidade de abertura da aula. Em sua fala o vice-reitor, após saudar a todos os presentes, destacou “que a aula inaugural do Doutorado em Nutrição e Saúde é um marco na Universidade Estadual do Ceará. O Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde representa uma área estratégica, em consonância com os grandes desafios contemporâneos: as desigualdades alimentares, a transição nutricional, a sustentabilidade dos sistemas alimentares e a saúde coletiva”.
Vivemos tempos em que a ciência precisa estar ainda mais conectada com a vida das pessoas. A formação de mestres e doutores em Nutrição em Saúde, portanto, vai muito além da produção acadêmica: é um investimento na melhoria das condições de vida, no fortalecimento do SUS, na formulação de políticas públicas baseadas em evidências e na construção de um futuro mais justo e saudável.
Professor Dárcio enfatizou ainda, que “a tarefa de implantação de um curso de doutorado exige um enorme esforço dos professores, na elaboração de programas e projetos, conforme exigência do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O êxito desse trabalho é constatado quando realizados a aula inaugural do curso, como agora estamos fazendo aqui”, pontua.
Em sua fala, a titular da Secretaria de Ciências Tecnologia e Educação Superior (Secitece), professora Sandra Monteiro, destacou os avanços que o Governo Estadual tem proporcionado ao ensino superior, oferecendo à população mais oportunidades na graduação e na pós-graduação. Lembrou da iniciativa do então reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, de instalar o mestrado em Saúde e Nutrição, por entender que ele assumiu o protagonismo da pós-graduação nessas duas áreas. Segundo a secretária Sandra Monteiro, foi aqui no Ceará que ela encontrou vaga na pós -graduação em saúde e nutrição, sua área original, porque em Alagoas, seu estado natal, não havia, há 30 anos, o curso de pós-graduação na área em que se graduou, na Universidade Federal de Alagoas. Ela parabenizou a comunidade acadêmica pela conquista e por oferecer o doutorado em Nutrição e Saúde, porque considera que as perspectivas apontam iniciar para o desenvolvimento das pesquisas e a formação de doutores para expandir o saber científico para mais pessoas.
Segundo a coordenadora do PPGNS, professora Carla Soraia Maia, outro aspecto que merece destaque neste doutorado é sua área de concentração, que detém as seguintes linhas de pesquisa: Diagnóstico e Intervenção em Nutrição e Saúde; Nutrição e Saúde Coletiva; Base Experimentais em Alimentos e Nutrição. A coordenadora ainda agradeceu às professoras doutoras que efetivamente contribuíram para a criação do doutorado.
O evento contou as presenças do ex-reitor da Uece, professor Jackson Sampaio; da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Ana Paula Rodrigues; da vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Paula Matias; do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professor José Joaquim Neto Cisne; da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutrição (SPC-Ceará), Regina Praciano; da chefe de gabinete, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Ceará), Adriana Bacelo; demais professores, estudantes e convidados.
Saiba Mais
O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da (PPGNS/Uece), criado em 2011, constitui-se como o único Programa Stricto Sensu da área no Estado do Ceará. Com sede própria no Campus Itaperi – Uece. Sua estrutura física foi institucionalizada como Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa, Ensino e Inovação em Saúde e Nutrição – Mundo Verde, fortalecendo sua capacidade de atuação. O programa oferta anualmente vagas de Mestrado Acadêmico, com crescimento expressivo na procura, inclusive por candidatos de outras
regiões e países, e neste ano ofertou sua primeira turma de doutorado com oito vagas.
A internacionalização vem sendo fomentada com projetos multicêntricos, mobilidade acadêmica e participação em editais como o Funcap Internacionalização. Nos últimos anos, o PPGNS teve destaque em produtividade científica, ampliando suas publicações de alto impacto, reflexo de reestruturações estratégicas, comissões de publicações e incentivo à qualificação do Corpo Docente. Recebeu bolsas de Pós-Doutorado pelos Programas Pnpd/Capes, Pdpg e Funcap, que fortaleceram as ações de pesquisa e orientação.
O PPGNS destaca-se ainda como um centro de formação qualificada de mestres e daqui para frente, de doutores, voltados para a docência, Pesquisa e Atuação m Políticas Públicas, enfrentando os desafios inerentes à Pós-graduação em instituições públicas do Nordeste com competência, inovação e compromisso social com a Uece e o Povo Cearense.