Dedicação e novos caminhos: alunas da Uece concluem curso de Cuidadora de Idosos
1 de outubro de 2025 - 10:23
Quanto custa realizar um sonho? Para as 610 mulheres cearenses alunas do curso “Cuidadora de idosos”, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) por meio do programa federal Mulheres Mil”, realizar o sonho de conquistar um certificado de formação profissional técnica custou dedicação e disciplina durante as 160 horas-aula que cumpriram, um preço pequeno diante do mundo de possibilidades e realizações profissionais e pessoais que podem alcançar de agora em diante. No último mês, as 15 turmas do curso, distribuídas em nove municípios cearenses – Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu -, celebraram a conclusão da formação, momento marcante para as estudantes e também para a Uece, que reforça seu compromisso com a educação capaz de transformar a sociedade.
“Agradeço de coração à Uece. Eu nunca tinha trabalhado na área. Vi nesse curso uma oportunidade de profissionalização. Já no meu primeiro plantão como cuidadora de idosos, consegui aplicar tudo o que aprendi durante a formação. Senti-me feliz e realizada na minha nova profissão. Hoje, estou trabalhando e gerando renda graças a essa qualificação. Sou muito grata”, afirma Eva Wilma Batista de Lima, moradora do município de Crato, para quem o curso ofertado pela Uece significou uma mudança de profissão e de vida.
“O curso me mostrou, de forma ainda mais clara, o quanto os idosos precisam de atenção e cuidados especiais. Entendi que cada gesto nosso pode transformar a vida deles, proporcionando mais qualidade, saúde e bem-estar. Sempre tive amor e respeito por essa classe, mas agora me sinto realmente capacitada para atuar com segurança e dedicação em uma área que já fazia parte da minha vida. Essa formação ampliou minhas perspectivas de trabalho e fortaleceu minha missão de contribuir para que cada idoso seja cuidado com dignidade e humanidade”, conta Ana Patrícia Mesquita, do município de Itapipoca.
Assim como Eva e Ana Patrícia, foram muitas as mulheres que encontraram na formação ofertada pela Uece uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, garante a coordenadora do curso, professora Mardênia Gomes. “Em Itapipoca, uma aluna conseguiu seu primeiro emprego na área e expressou sua gratidão ao curso, destacando a oportunidade como transformadora em sua trajetória. Já em Maracanaú, uma participante que se formou como cuidadora de idosos viu no curso a porta de entrada para novas oportunidades, avançando em sua formação como técnica em enfermagem. Atualmente, ela já trabalha com idosos e busca aprimorar continuamente seus conhecimentos, reforçando o impacto positivo e duradouro da qualificação”, conta.
Missão
O reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, destaca que o curso “Cuidadora de idosos” fez parte da missão da Universidade de promover inclusão por meio da educação e preparar profissionais qualificados para as demandas do mercado. “O impacto do curso de Cuidadora de Idosos tem sido expressivo e nos enche de orgulho. Muitas mulheres passaram a vislumbrar novas possibilidades de autonomia financeira, fortalecimento da autoestima e reconhecimento social. Essa formação, além de atender a uma demanda crescente da nossa sociedade, reafirma o compromisso da Uece em preparar profissionais qualificadas para um setor estratégico, que exige sensibilidade, ética e competência. Trata-se de uma contribuição não apenas para a vida das participantes, mas também para a construção de uma rede de apoio mais sólida e humanizada aos idosos”, avalia.
Formação
A formação contemplou oito módulos que abordaram Envelhecimento humano, Direitos e políticas públicas para a pessoa idosa, Comunicação e relações interpessoais, Cuidados cotidianos, Manejo de situações imprevistas, Autocuidado do cuidador e Inserção no mercado de trabalho.
Além do estímulo da certificação profissional para alcançarem melhores posições no mercado de trabalho em uma área crescente em oportunidades, as estudantes também receberam apoio para frequentarem o curso, com auxílio financeiro por hora-aula assistida e material didático gratuito.
“A formação de cuidadoras de idosos representa um avanço significativo, especialmente diante do processo de envelhecimento populacional que o Brasil e o mundo vivenciam. Ver tantas mulheres capacitadas para atuar em diferentes espaços — desde o cuidado no ambiente familiar até clínicas, instituições de saúde e serviços domiciliares — é motivo de grande satisfação. Mais do que abrir caminhos para a inserção social e econômica, o curso promoveu práticas de cuidado humanizado, ético e responsável, fortalecendo não apenas a trajetória profissional das participantes, mas também a rede de proteção dedicada aos idosos”, diz a coordenadora do curso.
Para ela, o curso de “Cuidadora de idosos” consolidou-se como um verdadeiro instrumento de transformação social e profissional ao qualificar mulheres, valorizar trajetórias diversas e abrir caminhos concretos para sua inserção no mundo do trabalho. “Mesmo diante de desafios, a iniciativa fortalece a mulher como protagonista do desenvolvimento regional e como agente essencial na garantia de um cuidado digno e humanizado à população idosa. Destaca-se, ainda, a contribuição da Uece que, ao investir na formação continuada, reafirma seu compromisso com a responsabilidade social, a promoção da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”, conclui Mardênia Gomes.