Curso de Nutrição da Uece presente no Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

7 de junho de 2016 - 13:22

Promover bons hábitos alimentares e enfatizar a importância do profissional nutricionista. Foi com esse objetivo que estudantes e professores do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participaram do 32º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento aconteceu de 1 a 4 de junho, no Centro de Eventos do Ceará.

“É uma preocupação contínua do curso de Nutrição da Uece participar em eventos de entidades de classe, órgãos governamentais e empresas, pois isso reforça a importância do profissional da Nutrição e traz visibilidade do nosso curso, que em 2017 completará 40 anos”, explica a professora Clarice Vergara. Ainda de acordo com a docente o Congresso do CONASEMS recebeu, aproximadamente, 4,2 mil participantes, entre, principalmente, gestores municipais, técnicos e servidores da saúde, que se reuniram em Fortaleza para debater as ações e políticas públicas de saúde no país.

alt

Durante o evento, um grupo de 10 estudantes do 5º e 6º semestres da Nutrição se revezou na realização de atividades de avaliação e orientação nutricional com os congressistas, com o intuito de orientá-los para a importância de bons hábitos alimentares. “Está sendo uma experiência engrandecedora, porque além de fazer avaliação nutricional na prática, a gente ganha desenvoltura no contato com as pessoas”, diz Amanda Oliveira, acadêmica do 6º semestre de Nutrição. Além de atender os congressistas, com aferição de peso, altura e orientação nutricional, os estudantes também distribuíram material educativo sobre alimentação saudável.

As ações promovidas pelos professores e estudantes da Uece foram realizadas em parceria com os Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas, que marcaram presença no Congresso para enfatizar a importância do profissional da área nas equipes de saúde. “Nosso principal objetivo é sensibilizar os gestores para a participação dos nutricionistas nas equipes de saúde, porque todas as políticas públicas podem integrar o nutricionista, que vai agir prevenindo doenças e promovendo saúde”, explica a conselheira e coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Regina de Oliveira.

alt

Para ela, a participação dos estudantes e professores da Uece também foi fundamental na realização das ações: “A participação da Universidade foi essencial para a gente abordar um número maior de pessoas, além de ser um espaço para os acadêmicos terem o primeiro contato com os gestores de saúde”, finaliza.