Curso de Ciências Biológicas da Uece realiza ação no Parque do Cocó

17 de julho de 2025 - 11:16

 

Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram, no último domingo (13), no Parque do Cocó, a ação “Bio no Parque”, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A iniciativa integrou cerca de 200 visitantes, entre estudantes universitários, famílias e frequentadores do parque, em uma manhã dedicada à ciência, à natureza e à educação ambiental.

Para a exposição, o público contou com uma série de recursos didáticos como folders (impressos e em QRcode), guias fotográficos, modelos didáticos, materiais biológicos macroscópicos e microscópicos, entre outros, de modo a facilitar o diálogo sobre diferentes áreas da botânica, ecologia, zoologia, microbiologia, biologia celular e geociências, bem como sobre a importância do conhecimento biológico e dos parques urbanos para a sociedade. Um dos destaques do evento foi a distribuição gratuita de cerca de 100 mudas de espécies nativas, ação realizada com o apoio da Sema.

O responsável pela ação de extensão universitária, professor Bruno Edson Chaves, avalia a atividade. “Foi muito proveitosa, com intensa troca de saberes. Ela demonstra que é possível desenvolver extensão dentro das disciplinas e que a curricularização da extensão pode ser feita de maneira eficiente e engajadora para os alunos e para a comunidade. A atividade apresentou o conhecimento acadêmico em uma linguagem mais simples, aproximando a Biologia e a ciência da sociedade”.

A atividade foi executada por estudantes das disciplinas de Morfologia e Taxonomia de Criptógamas (3º Semestre) e Práticas como Componentes Curriculares I (4º semestre), além de bolsistas de iniciação científica e de extensão, que atuaram também apresentando diferentes lâminas histológicas, entre plantas de mangue, espécies medicinais e alimentícias, para a população, como parte das ações de extensão do projeto Redescobrindo a flora cearense através dos tecidos vegetais: laminoteca com espécies nativas do Ceará. “Para muitos visitantes, especialmente as crianças, foi a primeira vez que olharam no microscópio, gerando todo um encantamento com a Botânica e a Biologia”, finaliza o professor Bruno.

Veja mais fotos abaixo: