Congresso sobre Saúde Mental e Trabalho terá programação cultural e de bem-estar

8 de agosto de 2023 - 14:55

 

O II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho, a ser realizado no período de 18 a 21 de outubro, na Uece, contará com programação cultural e de bem-estar.

Espaços no campus Itaperi, como o Patativa do Assaré, Mundo Verde, Ekobé e Biblioteca Central; além do Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, serão palcos para diversas atividades, entre elas, exposição artística, apresentações musicais, visita guiada a acervo de obras, lançamento de livros e mais.

Logo na abertura do Congresso, os participantes terão a oportunidade de se surpreenderem com apresentação da Orquestra Sinfônica da Uece, Coral da Uece e solistas da Uece e da UFC.

Momentos de cuidados individuais e coletivos também estão garantidos para os congressistas. O Espaço Ekobé preparou programação especial com massoterapia, reiki, yoga, biodança, corredor do cuidado e outras atividades.

Ekobé significa “vida” em tupi-guarani. O Espaço na Uece foi criado como iniciativa de movimentos sociais ligados à Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS) durante encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 2005. O Espaço constitui ambiente de cuidado e formação, assumido voluntariamente por diferentes atores e atrizes sociais, oriundos de vários lugares-territórios de Fortaleza/Ce. Seu componente institucional foi assumido pela UECE enquanto laboratório de ensino, pesquisa e extensão, por meio de aulas-vivências e estágios seletivos, a partir de 2018, intitulado Laboratório Ekobé: Cultura, Cuidado e Educação Popular em Saúde.

Veja a programação cultural e a programação no Espaço Ekobé.

Sobre o Congresso

O congresso acontecerá no período de 18 a 21 de outubro de 2023, em formato híbrido (presencial e remoto), em três idiomas – português, espanhol e inglês – além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que proporcionará mais acessibilidade.

As inscrições seguem abertas pelo site https://www.uece.br/eventos/congressoamericas2023/.

Com o tema Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade, o evento será presidido pelo ex-reitor da Uece, professor Dr. José Jackson Coelho Sampaio, que é médico psiquiatra, professor titular em Saúde Pública e líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT/Uece). O Grupo integra a Red de Investigadores sobre los Factores Psicosociales en el Trabajo (RIFAPT) e a Comissão Organizadora Local do Congresso.

O evento é uma promoção de RIFAPT e Uece, com Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco (UAM Xochimilco), Universidad Tecnológica Nezahualcóyotl (UTN), Facultad de Estudios Superiores de Zaragoza de la Universidad Nacional Autónoma del México (FES Zaragoza/UNAM), Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM) e Universidad San Carlos de Guatemala (USAC). Contará com rede de apoio de universidades brasileiras, como Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca), Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Estadual da Paraíba (UEPB), Estadual de Pernambuco (UPE) e Estadual de Feira de Santana (UEFS), Estadual do Piauí (Uespi), Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), além da Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidad Nacional de Moreno, Argentina; Universidade de Valência (UV), Espanha; Universidade da República (UDELAR), Uruguai, até o presente momento. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) também integram a rede.

O Congresso contará, ainda, com apoio da sociedade civil, com Sociedade Cearense de Psiquiatria (SOCEP), Instituto Vandick Ponte (IVP), Instituto Gestalt do Ceará (IGC), Instituto Episteme Saúde Educação e Comunicação (IESEC), Laboratório Social e Resiliência (LSR)/Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Sociedade Brasileira de Pesquisa e Inovação em Saúde (SOBRAPIS), Movimento Saúde Mental (MSM), Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisas da Uece (Iepro), Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará e Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e outras instituições brasileiras e hispanoamericanas.