Coletivo Ao Pé da Letra comemora os 50 anos da Uece com evento em Crateús

13 de novembro de 2025 - 11:51

 

Em comemoração ao cinquentenário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Coletivo Ao Pé da Letra realizou, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, o evento Sertão-Tão Uece, com uma série de atividades artístico-culturais na cidade de Crateús-CE. A programação constou de palestra, exposição e oficina de bordados, teatro, lançamento de livros e recital de música e poesias. Em parceria com a Academia de Letras de Crateús (ALC), o evento foi apoiado pela Reitoria da Universidade, pela Pró-Reitoria de Extensão, pela Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec/Uece), pelo Instituto Federal (campus Crateús) e pelo Sindicato dos Professores de Crateús (Sindiprof).

A exposição (acesse o catálogo aqui) de 32 peças bordadas por artistas de vários Estados brasileiros esteve ativa durante os três dias de evento, contando com a curadoria e organização de Olinda Evangelista, que é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do ponto de cultura e projeto de iniciação artística da Uece, Coletivo Ao Pé da Letra.

Olinda Evangelista – Curadora da exposição

Sediada no auditório do Sindiprof, a exposição contou com visitação de turmas de estudantes e docentes do ensino fundamental e médio de escolas da cidade e foi guiada por bolsistas do projeto, pela professora do IFCE Adriana Calaça, que é também presidenta da ACL, e pelo escritor Elias de França.

No local, Olinda Evangelista coordenou a oficina “Bordado e literatura de cordel”, aproveitando-se das matrizes talhadas em madeira que deram origem a capas de cordéis em xilogravura de Lucas Evangelista, um importante mestre da literatura de cordel, violeiro e cantador crateuense falecido em janeiro de 2025. O espaço da exposição foi dinamizado, ainda, por contação de histórias feitas pela professora do IFCE Karla Gomes, pelo escritor Elias de França e pela bolsista da Uece Ana Thaís.

Na abertura do evento, na noite de 16, bolsistas de iniciação artística da Uece realizaram recital de músicas com o tema “sertão”. Houve declamação de poemas e a professora Mônica Cavaignac, pró-reitora de Políticas Estudantis, lançou o livro “Relações de trabalho e no trabalho em call center nos anos 2000”, que é fruto de sua tese de doutoramento.

A programação acadêmica teve continuidade com palestra proferia por Olinda Evangelista sobre o tema “Pesquisa e política educacional”. O encerramento das atividades ocorreu no Teatro Municipal Rosa Moraes, na noite de 18 de outubro, com o espetáculo teatral “Os sentidos de ser-tão!”, do Coletivo Ao pé da letra, apresentação dos resultados da oficina de bordados e homenagem com música e poesia a Lucas Evangelista.

De acordo com os organizadores do evento, o projeto “Ser-Tão Uece!” cumpriu importante papel na consolidação da identidade da Universidade Estadual do Ceará e seu enraizamento nos sertões do Ceará. Reunindo linguagens artísticas variadas, pesquisas e debates acadêmicos e políticos, o projeto deslocou-se do litoral para o sertão, fomentando a ciência, a arte e o engajamento social. Tendo por orientação a integração entre capital e interior, arte e ciência, estudo e compromisso político, o projeto pretende somar-se às iniciativas locais na realização de atividades em diversas cidades sertanejas que sediam unidades da Uece.