Capes divulga instituições que ofertarão vagas em cursos a distância

29 de junho de 2016 - 13:45

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou relação das 84 instituições públicas de ensino superior (Ipes) integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que apresentaram propostas ao Edital nº 75/2014 e foram aprovadas para oferta de vagas. Em breve, a relação dos cursos, polos e vagas serão também divulgados.

As Ipes proponentes que não constam da relação acima citada, por não estarem regularmente credenciadas para oferta de cursos superiores na modalidade a distância, serão notificadas oficialmente pela Capes e poderão regularizar a sua situação mediante ofício da respectiva Reitoria encaminhado à Diretoria de Educação a Distância (DED/Capes) até 15 de julho de 2016, impreterivelmente.

UAB

Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Pelo sistema UAB são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); e História (ProfHistória). Também são ofertados neste mesmo formato o curso em Administração Pública (ProfiAP) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

Saiba mais

A Uece oferece três programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional. São eles: os Programas em Letras (ProfLetras), para professores em serviço no ensino fundamental; Matemática (ProfMat) e Física (ProFis), para professores em serviço no ensino médio. Em fevereiro de 2016 a Uece foi contemplada na 4ª colocação, sendo a 1ª das Estaduais e a 1ª do Norte e Nordeste, dentre 35 propostas analisadas e 18 aprovadas, para ofertar também, em breve, o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio).

Com informações da Funcap e Capes.