Brasil e conjuntura latino-americana é tema do VII Seminário Cetros

28 de março de 2025 - 11:55

Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2025 o laboratório Cetros/Uece realizará seu VII Seminário com o tema “Brasil e conjuntura latino-americana: autoritarismo, novas configurações estatais e disputa do fundo público”. O evento ocorrerá no auditório central da Uece, no auditório Nupeinsc da Uece e na UFC, no auditório da ADUFC.

O evento resulta de parceria do laboratório Cetros/Uece com o Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS/UECE), o Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC) e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). Segundo os organizadores, os temas respondem as necessidades postas pelo novo patamar em que se lançou o conflito social no Brasil e em toda a América Latina com perdas consideráveis para o campo progressista e avanço do conservadorismo.

O seminário, que terá 30 horas de duração, será certificado pela pró-reitoria de extensão da Uece para os inscritos no site que participarem efetivamente de pelo menos 75% das atividades. Dividido em espaços da Uece e da UFC, o seminário tem a seguinte estrutura: quatro mesas temáticas nos turnos manhã e noite e, nas tardes, ocorrerá o curso “Crise brasileira, dívida e disputa do fundo público”, ministrado pelo pesquisador Luiz Fernando Reis, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Reis é autor de vários artigos científicos versando sobre a disputa do fundo público no Brasil, a dívida pública brasileira e o financiamento das políticas sociais. Publicou artigos nessa temática em parceria com o professor da Uece, Epitácio Macário, participando do livro Dimensões da crise brasileira publicado pela EdUece em 2018.

O evento contará com a participação do pesquisador Hernán Ouviña, estudioso de Ciência Política vinculado ao Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe (IEALC), autor do livro livro “Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política: uma leitura latino-americana” (Boitempo). Participarão também, na condição de palestrantes, a professora Alba Pinho (MAPP/UFC), a professora Lia Pinheiro (PPGS/Uece), que publicou em coautoria com Peter Michael Rosset o livro Aprendizajes del movimiento zapatista.  A vice coordenadora do laboratório Cetros, Richelly Barbosa, participará da mesa temática “Brasil: ultraliberalismo, dívida pública e financiamento das políticas sociais” na companhia de Luiz Fernando Reis e o dirigente do MAM, Pedro D’Andrea, tomará parte da mesa intitulada “América Latina: reconfigurações estatais, autoritarismo e desafios aos movimentos sociais”.

A programação completa do seminário pode ser acessada aqui.

Leia mais clicando aqui.

Inscrições e mais informações no site do evento aqui.