Aula de campo promove integração entre os cursos de Geografia e Pedagogia
31 de outubro de 2025 - 11:32
Professores e estudantes dos cursos de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) campus Itaperi e de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc) em Canindé participaram de uma engrandecedora aula de campo Inter campi, que percorreu um trajeto de Fortaleza até os municípios de Caridade, Canindé, Santa Quitéria, Tianguá e Jijoca de Jericoacoara. As aulas aconteceram entre os dias 21 e 24 de outubro.

A atividade foi organizada pelos professores Davi Rabelo do curso de Geografia do Itaperi e professor Otávio Barra do curso de Pedagogia da FECISC e teve, como objetivo principal, aprofundar o aprendizado teórico por meio da vivência prática, possibilitando aos alunos observarem, de forma integrada, os aspectos físico geográficos, sociais e culturais dos municípios visitados. A iniciativa também reforçou a importância da interdisciplinaridade e da troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento.

Durante o percurso, os participantes puderam conhecer pontos importantes, como o Sítio do Bosco, em Tianguá e o litoral de Jericoacoara, além de refletirem sobre os desafios ambientais e territoriais das regiões percorridas, com destaque para a abordagem sobre a energia solar no município de Caridade e os impactos socioambientais da exploração de urânio e fosfato em Santa Quitéria.

Para os docentes organizadores, atividades como as aulas de campo, permitem aos universitários compreenderem a realidade educacional e ambiental do Ceará para além da sala de aula, fortalecendo a formação crítica. Além disso, buscou-se proporcionar uma vivência significativa, despertando o olhar sensível para as questões ambientais e sociais que envolvem os geoambientes cearenses. Essa experiência reforça a importância da educação universitária na formação de futuros profissionais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e das culturas locais.

Para o estudante João Emanuel, “como aluno de Pedagogia da FECISC, percebo que a aula de campo foi fundamental para ampliar minha compreensão sobre a tolerância e a valorização dos nossos biomas. Pude observar de perto a realidade da caatinga, que infelizmente está ameaçada pelo desmatamento e pela exploração desenfreada em diferentes regiões. Essa vivência me fez refletir sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais e da valorização das comunidades locais. Como futuro pedagogo, considero um dever fundamental educar as crianças para que valorizem nossos biomas e, desde cedo, desenvolverem um pensamento crítico sobre a preservação do nosso solo, mostrando que a caatinga é um bioma rico, diverso e único em nosso país”.

Além do aspecto acadêmico, o estudo de campo proporcionou momentos de convivência, integração e troca de experiências entre estudantes dos dois campi, fortalecendo os vínculos institucionais e ampliando a construção coletiva do conhecimento. Os professores destacam que “o intercâmbio entre os campi evidencia a força da colaboração entre cursos e docentes comprometidos com uma formação acadêmica integral. Esperamos que atividades como essa se repitam em outras ocasiões”. Eles também ressaltaram a importância do apoio institucional da Uece.

 
                                            
                                            