Alunos do curso de Ciências Biológicas da FECLI têm aula de campo na Chapada do Araripe

27 de janeiro de 2011 - 19:42 #

Os Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a 377 km de Fortaleza, realizaram no dia 25 de janeiro, uma aula de campo na Chapada do Araripe.

Coordenada pelos professores Ricardo Rodrigues da Silva e Môngolla Keyla Freitas de Abreu da FECLI, os alunos visitaram a Floresta Nacional do Araripe (FLONA), situada no município do Crato. Acompanhados por guias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade responsável pela FLONA, os alunos percorreram uma trilha ecológica para ter um contato direto com o ecossistema e a biodiversidade característicos da região.

O grupo de alunos aproveitou a viagem para fazer uma visita ao Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), localizado em Santana do Cariri. Além de informações detalhadas sobre a composição da Chapada do Araripe, os alunos puderam visualizar o rico acervo de registros fósseis catalogado no museu, importantes evidências da história natural e de espécies, que viveram a milhões de anos nesta região do Brasil.

A realização deste tipo de atividade de campo é importante porque permite aos alunos que sejam ampliados a dimensão dos seus conhecimentos, além da sala de aula, uma vez que eles podem, efetivamente, ver e vivenciar fatos e situações retratados nos livros.