Abertas as inscrições para Prêmio Capes de Tese 2011

8 de novembro de 2011 - 15:19 #

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe, até 25 de novembro, as inscrições para o Prêmio Capes de Tese 2011, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2010, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. O prêmio é realizado em parceria com a Fundação Conrado Wessel e o Instituto Paulo Gontijo.

A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio deve ser feira nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação é responsável pela inscrição da tese, exclusivamente pelo site da Capes.

As melhores teses selecionadas em cada um dos três grupos de grandes áreas também são outorgadas com o Grande Prêmio Capes de Tese. Este ano serão homenageados Emílio Marcondes Ribas, que dará o nome ao Grande Prêmio no grupo de grandes áreas Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Otto Richard Gottlieb, nas Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Paulo Reglus Neves Freire, nas grandes áreas Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências.

A premiação acontecerá no dia 11 de julho de 2012, no edifício-sede da Capes, em Brasília.

As teses vencedoras serão beneficiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação no âmbito do Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Está prevista a concessão de um prêmio adicional no valor de R$ 15 mil, pelo Instituto Paulo Gontijo, para os autores das teses vencedoras nas áreas de “Astronomia/Física” e de “Matemática/Probabilidade e Estatística” e em “Química”.

As teses vencedoras do Grande Prêmio receberão também certificado de premiação no âmbito do Grande Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Grande Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

O vencedor do Grande Prêmio deverá optar pela bolsa oferecida no Prêmio ou no Grande Prêmio, assim como seu orientador deverá optar pelo auxílio equivalente a uma participação em congresso oferecida pelo Prêmio ou pelo Grande Prêmio, não sendo acumuláveis os benefícios previstos.

Mais informações no edital ou pelo e-mail premiocapes@capes.gov.br