Inaugurada Estação de Tanque do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes LBRP

16 de fevereiro de 2024 - 15:46

Foi inaugurado na manhã, do dia 15 de setembro de 2023, pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Professora Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley a Estação de Tanque do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes (LBRP) que estava acompanhado de diversos autoridades, professores e alunos.

O LBRP, localizado na área laboratorial do PPGCV, é parte integrante do Núcleo Integrado de Biotecnologia – NIB/UECE. O grupo de pesquisa estuda a biologia e biotecnologia da reprodução de peixes, de água doce e marinhos, e outros organismos aquáticos como o pepino do mar, camarão e as tartarugas marinhas. As principais atividades científicas desenvolvidas são: desenvolvimento de técnicas para criopreservação de sêmen e ovócitos e embriões de animais aquáticos. O corpo colaborador do laboratório é composto por pesquisadores, pós-graduandos, alunos de Iniciação Científica e Estagiários tanto da própria instituição quanto de fora.  A equipe promove atividades de extensão como cursos sobre reprodução animal e atividades de sensibilização para a preservação das espécies ameaçadas de extinção, além de prestar consultoria a fazendas de aquicultura.