Laboratório de Reprodução de Carnívoros (LRC)

Este laboratório apresenta uma área de 60 m2, onde ficam os equipamentos laboratoriais e de informática, além de um gatil experimental. Suas linhas de pesquisas são: tecnologia de sêmen canino e felino, fisiologia da reprodução e comportamento materno filial de gatas domésticas e ultra-sonografia reprodutiva de gatas e cadelas. Apresenta como atividades, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa (pós-graduação e iniciação científica), prestação de serviços à comunidade, oferecendo serviços de ultra-sonografia trans-abdominal em cães e gatos, consultas em reprodução dessas mesmas espécies e inseminação artificial. O LRC também recebe periodicamente alunos de outras instituições para realização de estágios curriculares e extra-curriculares.

Coordenadora

Prof.ª Dr.ª Lúcia Daniel Machado da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Medicina Veterinária pela Université de l’Etat à Liège (1995). Desde 1995, integra o corpo docente da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e desde 1996, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) dessa mesma instituição. Fez parte do corpo docente da Rede Nordeste de Biotecnologia de 2006 a 2016. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal de cães e gatos, atuando principalmente nos seguintes temas: criopreservação seminal e testicular e ultrassonografia reprodutiva. É membro efetivo da Câmara de Pesquisa da UECE na área de Ciências Agrárias; foi membro efetivo da Câmara de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico na área de Ciências Agrárias de 2018 a 2020; é membro da Comissão Permanente de Seleção de PPGCV e foi membro do Comitê de Ética para Uso de Animais da UECE. Integrou o Comitê de Assessoramento de Medicina Veterinária (CA-VT) do CNPq de dezembro de 2015 a junho de 2021. Assumiu a coordenação do CA-VT de julho de 2020 até junho de 2021. Em 2019, ingressou como orientadora no Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal da Universidade Estadual do Ceará.

Equipe (LRC)

Amanda Bricio Pereira de Andrade